Grande Belém

Ação do TRE/PA na Usina da Paz regulariza títulos eleitorais

Os eleitores têm 9 meses para regularizar ou emitir a primeira via do título eleitoral. O cadastro de eleitores é fechado somente em anos eleitorais. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.
Os eleitores têm 9 meses para regularizar ou emitir a primeira via do título eleitoral. O cadastro de eleitores é fechado somente em anos eleitorais. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Trayce Melo

Centenas de pessoas foram beneficiadas com uma ação de atendimentos itinerantes na Região Metropolitana de Belém (RMB) ontem (27), na Usina da Paz – Jurunas/ Condor. A iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Pará visa antecipar e regularizar títulos de eleitores para as próximas eleições municipais, em outubro de 2024.

Os eleitores têm 9 meses para regularizar ou emitir a primeira via do título eleitoral. O cadastro de eleitores é fechado somente em anos eleitorais para que a Justiça Eleitoral possa organizar a votação com base no número determinado de eleitores aptos a votar.

O prazo final é o dia 8 de maio do próximo ano, ou seja, 150 dias antes do pleito. A data também vale para quem vai emitir a primeira via do título eleitoral. Na ocasião, foram ofertados serviços de alistamento eleitoral, emissão de 2ª via do título, transferência de local de votação, regularização de pendências, coleta biométrica, e outros.

O Chefe de Cartório da 29ª Zona Eleitoral, Bruno Bastos, explica que essas ações buscam o fechamento do cadastro. “Por conta disso, a gente promove essas ações itinerantes justamente para diminuir o quantitativo de eleitores na busca de resolver essa situação justamente próximo a esse fechamento de cadastro”, pontua.

Juliana Cristina, 18 anos, aproveitou para fazer seu alistamento eleitoral. “Só quando a Usina chegou aqui no bairro que consegui tirar meus documentos e agora tirar meu título de eleitor. É muito bom ter esses serviços próximo da gente, ajuda muitas pessoas que não podem estar se deslocando ou que não tem um horário muito flexível de trabalho. O atendimento foi bem super fácil e rápido”, disse Juliana.

Já o Carlos Alberto, 51 anos, autônomo, estava com algumas pendências eleitorais. Ele conta que não tinha tido tempo para regularizar. “Estava há muito tempo com o meu título para regularizar, já estava tendo problemas. Mas com essa ação, consegui rapidinho resolver meu problema. Agora já estou regularizado para as próximas eleições”, conta Carlos.