Mauro Bonna

Açaí gera 25 mil empregos diretos no Pará; saiba mais

 Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Emprego
No Pará, o açaí gera 25 mil empregos diretos em 118 indústrias processadoras. Trabalho prazeroso para cinco mil famílias. Cerca de 90% da produção nacional é paraense.

Açaí
IstoÉ dedica duas páginas para o sucesso do açaí. Em 2023, a produção do fruto teve 49% de incremento. Igarapé-Miri continua como capital mundial do açaí, respondendo por 20% da produção global, algo como 1,6 milhão de toneladas anuais.

Do contra
Tem biólogos dizendo que a proliferação do açaí pode causar problema. A tendência à monocultura registra danos à biodiversidade. Porém, nada como uma tigela gelada ‘do grosso’ para resolver o amargor interno desses biólogos.

Exportação
A Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas estima que 30% da produção nacional de açaí é o atual volume de exportação.

Polpa
O tipo popular do açaí tem de 8% a 11% de polpa. O médio de 11% a 14%. E o especial acima de 14%. Percentuais determinados por regulação federal para exportação.

Merecida área de lazer
A prainha do Cruzeiro, em Icoaraci, é artificial (tem gente que pensa que é só em Balneário Camboriú). Foi construída pelos americanos durante a 2ª Guerra (faz tempo), para o lazer da rapaziada da Base de Val-de-Cans, que disputava com a Base de Natal, cercada de lindas praias por todos os lados. Agora, aproveitando a presença de grandes dragas em Belém, poderia ganhar uma pequena extensão de areia. Existe banco de areia logo à frente, à disposição. Matava dois coelhos: desobstruía a foz do Maguari, com intenso tráfego de embarcações comercias, e restituía o espaço de lazer da garotada. O que existe de areia, hoje, foi totalmente tomado por barracas-cabaré concedidas pelo poder público insensível.

Invasão de gente rica e sem noção
Um grande mutirão de quem manda, incluindo o MP, está sendo organizado para promover judicialmente a desocupação pacífica e necessária da orla de Icoaraci, na Siqueira Mendes (1ª Rua), tomada por invasão de ricas pessoas jurídicas. A Henvil, concessionária de serviços públicos, deveria dar logo o exemplo.

Miramar
O Terminal Petroquímico de Miramar, da lenta CDP, está tão assoreado que só consegue receber naviozinhos. O combustível da cidade chega em navio grande até São Luís e a carga precisa ser repassada a navios pequenos para chegar a Belém. Obsoleto e com custo elevado.

Lixo
Nunca antes, na história de Belém, os munícipes experimentaram uma legislatura de Câmara Municipal tão inoperante, inexpressiva, apagada mesmo. Para esses vereadores, a gestão da cidade continua a mil maravilhas. É por isso que os especialistas dizem que a renovação no próximo pleito deve girar em torno de 90%.

Castanhal
O empresário Wanderlei Melo prepara um complexo comercial na Barão do Rio Branco, em Castanhal, em frente ao Senac. São cinco pavimentos. Será ocupado pela Unama, Smart Fit, Tudo Conveniência e um edifício garagem.

Líder
O Grupo Líder faturou, no ano passado, 4,6 bilhões de reais. A meta para este ano é atingir os 5 bilhões.

Home Center
O Grupo Líder, por meio da segunda geração de gestores, negocia a compra do prédio do finado Grupo Nazaré, na Augusto Montenegro. A intenção é operar home center no 1º piso e Magazan Casa, no segundo. Aliás, o modelo Magazan Casa é um sucesso.

Formosa
No lojão Formosa-Duque a parte antiga entrará em reforma completa. O Mix dedicará dois mil metros quadrados para móveis e objetos de decoração.

Modernidade
A exemplo de várias capitais brasileiras, os jornais de Belém estudam o arquivamento da versão impressa. Tudo pelo digital, com atualizações durante o dia.

Regente
O TJE alugou o bloco B do antigo Hotel Regente, na Governador. No bloco A, o flat My Place, com 60 apartamentos, inaugura ainda neste semestre. No térreo: Amazon Clean, Tudo Conveniência e academia Selfit.

Eleição
A eleição para composição da lista tríplice, para o comando da UFPA, ocorrerá no dia 17 de abril. Depois que Lula nomear o escolhido, a posse só ocorrerá em outubro.

Argumento
Renê Souza Jr., secretário de Estado da Fazenda do Pará, estará, nesta segunda, no Argumento. Às 22h30, na RBA.

Indústria
Alex Carvalho e equipe estudam as melhores propostas para ocupar o belo palacete Lucival Lobato, recém-adquirido pela Fiepa, na Braz. A tendência é um requintado salão para eventos, agregando arte e cultura, além de espaços de inovação voltados para educação e gastronomia. Referências: Casa Firjan (RJ) e Casa da Indústria (MA).

Cruzeiros
A Amazon Service recepcionará três transatlânticos em março. Os três jogarão âncora ao largo de Icoaraci. O cruzeiro Amadea, com 400 alemães, no dia 11. O Poesia, no dia 18, com cerca de três mil turistas americanos, e o navio de expedição Hanseatic, no dia 23, com 250 passageiros. Este, fazendo troca de passageiros em Belém.

Show
A SEEL cobra 95 mil reais pala utilização do piso especial no gramado do Mangueirão, para shows.

Tênis
Renan Machado Alves, da oposição, venceu de capote a presidência do tradicional Tênis Clube do Pará. Haverá incremento no salão de eventos do clube.

Expô
A exposição de 8 a 14, no Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana, no Rio, “Quando a Arte encontra o Carnaval” organizada pela galeria americana Saphira&Ventura no Espaço BB, reunirá dois artistas paraenses que já assinaram capas do Livro do Círio e Guia de Belém: Marcos Santos e Odair Mindello.

NY
Em junho, tanto Mindello como Marcos Santos estarão expondo seus trabalhos de pincel e fotografia, respectivamente, na própria galeria Saphira&Ventura, em NY.

G20
TCE e TCM apoiarão o TCU na realização, em junho próximo, no Hangar, em Belém, do evento SAI-20 Summit, que são as instituições de fiscalização superior dos países que integram o G20. O evento ocorrerá em duas edições, a primeira em Brasília, em abril, e a segunda em Belém.

Esgoto
A Cosanpa conclui projeto de instalação de esgotamento sanitário completo na região do Ver-o-Peso. Recursos garantidos pelo Ministério das Cidades.

Bonde
A reativação do bondinho no eixo Santo Antônio/João Alfredo ficou para a próxima encarnação. O fato comprova o estrago de recursos da gestão padrão Edmilson II. Nada novo.

Remédio
Os três medicamentos mais vendidos no Brasil no ano passado: Glifage (diabetes), Losartan (hipertensão) e Neosoro (descongestionante nasal). Dados da IQVIA.

Segurança
O Tenente coronel Tcal Aires é o novo diretor do Centro Integrado de Operações – Ciop.

Tributo
O Tribunal Administrativo de Recursos Fazendários – TARF, da Sefa, trocará a Gentil por um espaço muito maior, na Pedro Miranda. O órgão auxilia a Justiça.

Basquete
Pela primeira vez no Brasil, o Pré-Olímpico Feminino de Basquete começará na quinta, com o jogo Brasil e Austrália, no Mangueirinho todo reformado.

Imposto
A modernidade, por meio da digitalização, possibilitou ao Pará atingir, em janeiro, uma arrecadação própria de mais de 2 bilhões de reais. O ICMS é o carro-chefe representando 45% da receita total.

Independente
O Pará anda com pernas próprias, independe financeiramente da União. A arrecadação própria é de 65%.

Contribuintes
Varejo, Atacado, Energia e Combustíveis são os principais contribuintes tributários do Pará. Os quatro representam 50% do ICMS.

Fluvial
O Pará está criando e instalando uma rede de fiscalização tributária fluvial. Aqui, “esse rio é minha rua”.

PIX
Acordo entre Sefa e Banpará possibilitará que, logo, tanto o IPVA como multas de trânsito sejam pagas pelo PIX.

Vale
As exportações de minérios são isentas, mas as vendas de minérios para o mercado interno e, principalmente, a importação de equipamentos são normalmente tributáveis. Os serviços da operação da Vale, quase todos terceirizados, pagam impostos regulares.

Paz
A Vale já doou cinco Usinas da Paz ao Pará. E a Hydro, quatro. Outras surgirão através do Programa Estrutura Pará. Como também, o Parque da Cidade e o Porto Futuro.

COP30
A realização da COP30, em Belém, terá um custo de infraestrutura aproximado de 5 bilhões de reais. Sendo 1 bi repassado pelo Governo Federal a fundo perdido. Outros 3 bi de um empréstimo via BNDES. E o restante em recursos próprios do tesouro do Estado.

Meta
Fevereiro, o menor mês, e março, o subsequente ao Carnaval, historicamente registram as menores arrecadações. A meta da Sefa é voltar a arrecadar dois bilhões a partir de abril e não cair mais.

Malhação
O ranking de número de alunos da Bluefit em 2023, em Belém: 1-Batista Campos, 2-Cidade Nova e 3- Municipalidade. A quarta unidade será na Alcindo Cacela.

Jornalismo
A Ampla da Amazônia anunciou a realização do I Prêmio Ampla de Jornalismo, com lançamento marcado para o dia 10 de abril, no Manjar, com o tema “Desenvolvimento Regional Amazônico – Práticas e Soluções”. Expectativa de participação de 200 comunicadores.

MP
Nos dias 7 e 8 de março, na Estação, César Mattar será o anfitrião da Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. Pauta: perspectivas e desafios para a COP30.

Estética
O deputado Joaquim Passarinho comentou que aproveitou o recesso para recorrer à tecnologia e fechar o telhado. O parlamentar fez implante de sete mil fios de cabelo.

Conceito
Cheio de novas experiências, o novo espaço da Leal Moreira, assinado por Perlla et Jr., inaugura nesta terça, na Doca com João Balbi. Com tecnológica sala imersiva, vídeo mappings e experiência premium Gaudens, os clientes serão recebidos com luxo e design.

Contas
O palacete da família Lopo de Castro, no Largo do Redondo, na Avenida Nazaré, foi alugado pelo TCE, por cinco anos, por 50 mil reais mensais. Depois de uma completa reforma de adaptação, vai abrigar a Escola de Contas do Pará, salão nobre, auditório e salas de reuniões.

EM ALTA
Consórcio
Helder foi reeleito presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal.

Outeiro
Começou o bate-estaca na obra da nova ponte para Outeiro. Um frenesi tanto na ilha como em Icoaraci.

Trem
Este ano, ocorrerão as primeiras audiências públicas em torno do projeto da Ferrovia Paraense.

EM BAIXA
Aeroporto
O tempo passa, o tempo voa e Val-de-Cans na mesma. NOA dormindo em sono profundo.

Zuada
A barulhada no entorno tem prejudicado as encenações no Theatro da Paz.

Inadimplência
O ICMS registra uma inadimplência em torno de 27% no Pará. E o IPVA, algo como 10%.