Pryscila Soares
Um levantamento do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado pelo Inep entre novembro e dezembro de 2021 em mais de 72 mil escolas públicas e privadas de todas as unidades da federação, mostrou que houve um declínio no nível de aprendizagem em matemática no país. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os indicadores refletem o impacto da pandemia da Covid-19 no sistema de ensino. Aproximadamente 5,3 milhões de estudantes foram avaliados.
Os resultados indicam a necessidade da implementação de medidas e políticas públicas para reverter o cenário e melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Mas, quando o assunto é matemática, independente da faixa etária, boa parte dos estudantes ainda demonstra certa resistência, justificando dificuldade de aprendizado ou por simplesmente não gostar da disciplina.
Foi com o objetivo de desmitificar esse paradigma e capacitar professores que o doutor em Educação em Ciências e Matemática, Benedito Machado, criou em Belém o projeto pedagógico intitulado “Show Matemágico”. Através de práticas lúdicas, o método visa despertar o interesse de crianças e jovens pela disciplina em sala de aula.
O idealizador já levou o projeto para diversas instituições de ensino, públicas e privadas, além de participar de eventos que envolvem a educação em vários estados do Brasil. Benedito conta que descobriu o fascínio e a curiosidade pelo universo da matemática ainda na infância. Mais tarde formou-se em pedagogia e, em seguida, fez mestrado e doutorado para se especializar na área de educação em ciências e matemática.
MATEMÁGICA
O pontapé inicial do projeto foi um livreto que tratava sobre essa diferente metodologia de ensino, lançado em 2001, durante a sua atuação como professor de metodologia do ensino da matemática no Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP). “A gente selecionou várias brincadeiras de matemática, que eu e os alunos fazíamos em sala de aula, o que originou um livro chamado de matemágica. Em 2013 concluí o meu mestrado, produzi um livro e três dvds. No lançamento do livro veio a ideia e fiz a primeira apresentação (do show matemágico). As pessoas que estavam lá gostaram e começaram a me fazer convites para apresentar nas escolas”, recorda.
O professor se transforma em um “matemágico” para fazer as apresentações. Parece mágica, mas os truques se baseiam na aplicação de princípios da matemática. Essa forma lúdica de usar os números e a disciplina, de fato, desperta a curiosidade de outros educadores e dos alunos. A ideia é formar multiplicadores dessa metodologia diferenciada nas escolas.
Nas apresentações, Benedito utiliza diversos tipos de materiais lúdicos que ele mesmo fabrica, a exemplo de calculadoras, “espadas da verdade”, dados e até jogos como o baralho. “Instiga os professores e os alunos a terem curiosidade de entender qual princípio matemático está por trás das mágicas. E desperta nos professores que, também, é possível eles fazerem e que não precisam de materiais caros. São coisas que eles mesmos podem fazer”, destacou.
Em setembro deste ano, o professor apresentou o projeto no Festival Nacional de Matemática, no Rio de Janeiro, promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). E foi convidado para participar da edição do próximo ano.
“O objetivo principal é despertar nos estudantes o interesse pela matemática. Quando a gente pergunta ‘você gosta de matemática?’, a maioria das pessoas dizem que não gostam ou têm dificuldade. Talvez por uma experiência mal sucedida no início dos estudos. Infelizmente, muitos professores se utilizaram da matemática como mecanismo de punição. Eu digo que a matemática não é difícil nem fácil. Ela precisa gerar encantamento para que você passe a gostar e praticar. Ela pode e deve ser aprendida. Requer estudo e aprofundamento na pesquisa. É um direito do cidadão”, ponderou o especialista.
PARA ENTENDER
Show Matemágico
l É um projeto pedagógico, criado pelo professor Dr. em Educação em Ciências e Matemática, Benedito Machado. O objetivo é descomplicar o aprendizado da matemática através de práticas lúdicas. O método visa despertar o interesse de crianças e jovens pela disciplina, em sala de aula.
l O professor já apresentou o projeto em diversas instituições de ensino, para grupos de professores e alunos, no Pará e no Brasil. Para conferir mais informações sobre o trabalho acesse as redes sociais do projeto no Instagram (@showmatemágico) e no YouTube, pesquisando pelo nome do projeto.