Pará

Professor que ganhou Prêmio Educador Transformador é homenageado

Rafael Herdy conquistou o prêmio com o projeto “Cargo PAVÚ: Uma Solução Inovadora para Organização Inteligente de Mercadorias no Interior de Diversos Veículos”. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
Rafael Herdy conquistou o prêmio com o projeto “Cargo PAVÚ: Uma Solução Inovadora para Organização Inteligente de Mercadorias no Interior de Diversos Veículos”. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Ana Laura Costa

O professor da rede pública estadual de ensino do Pará, Rafael Herdy, de 38 anos, conquistou o Prêmio Educador Transformador, na categoria Ensino Médio, no último dia 10 de maio, em São Paulo, no maior evento de educação e tecnologia da América Latina, fruto da parceria entre a Bett Brasil, Sebrae e Instituto Significare.

Ontem (16), o educador foi homenageado por professores e alunos na escola estadual Marechal Cordeiro de Farias, em Belém. O professor Rafael Herdy conquistou o prêmio com o projeto “Cargo PAVÚ: Uma Solução Inovadora para Organização Inteligente de Mercadorias no Interior de Diversos Veículos”.

Segundo Herdy, desde 2021 alunos e professores trabalham nesse projeto, que nasceu no Clube de Robótica, da escola estadual Cordeiro de Farias. Com profissionais do ramo de logística e transporte de cargas junto a alunos que participam do clube, o desafio era pensar soluções que envolvessem transporte de mercadorias e logística.

De acordo com o educador, atualmente cerca de 7 a 10 alunos participam do clube de robótica, que é aberto a alunos de outras escolas públicas da redondeza. Além disso, o clube conta com o apoio do também professor Petrônio Medeiros.

“A partir daí, os alunos criaram um protótipo de scanner, que analisava a largura, altura, comprimento e peso dos objetos, fazendo com que fosse mais eficiente a organização de cargas no interior de veículos no transporte de mercadorias. Ou seja, a organização desses objetos ficou mais fluida, até porque é considerada a ordem correta de entrega das mercadorias que serão transportadas. Assim, a gente aproveita todo o espaço e monta como se fosse um quebra-cabeça, mais eficiente”, explica Herdy.

Para Rafael, o prêmio é apenas uma consequência. Ele destaca que ver os alunos participando de projetos como este, onde eles podem se tornar profissionais com habilidades comunicacionais, o que agrega no desenvolvimento de várias áreas da vida, é sua grande realização pessoal.

“O prêmio não é o que busco, dar oportunidade para quem está começando a vida agora, é o que nos incentiva. Os alunos vão se descobrindo, percebendo no que são bons e isso é gratificante. Hoje, não temos mais dificuldades para trazer alunos ao projeto de robótica, a procura é grande por parte deles, os alunos que participam servem de inspiração aos outros que estão chegando. É um orgulho muito grande ter esses alunos aqui e seguindo com a gente”, completa.