Pará

Viaduto da Alça Viária avança com início das fundações na BR-316 em Marituba

Construção dos viadutos se soma ao já entregue viaduto da Ananin para melhorar a acessibilidade em um dos trechos mais movimentados do País. Foto: Divulgação
Construção dos viadutos se soma ao já entregue viaduto da Ananin para melhorar a acessibilidade em um dos trechos mais movimentados do País. Foto: Divulgação

A construção das fundações do viaduto da Alça Viária com a rodovia BR-316, em Marituba, começou, na terça-feira (2), executada pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). Além do viaduto da Alça Viária, o órgão também erguerá um viaduto na avenida Independência com a BR-316.

Uma máquina perfuratriz iniciou a escavação profunda de cerca de 15 metros para colocação da armadura e concreto dos pilares de sustentação do viaduto, no canteiro central da BR-316.

As obras dos dois equipamentos custarão no total R$ 33.797.389,45 e o Consórcio Obras Integradas é executor das construções. “As obras do viaduto da Alça Viária com a BR-316 iniciaram em novembro com a construção do canteiro de obras e mobilização de ferramentas e equipamentos. Aproximadamente 60 pessoas trabalham no empreendimento, previsto para ser entregue ao final do segundo semestre”, afirma a diretora geral do NGTM, Leila Martins.

Os viadutos serão de concreto armado e vão atravessar a rodovia com seus 60 metros de extensão. O viaduto da Alça Viária possibilitará que os motoristas que estiverem trafegando na BR-316 no sentido Marituba-Belém possam entrar na Alça Viária e os que estiverem saindo da Alça Viária consigam seguir para Belém de forma mais prática.

A BR-316 é a principal via de acesso à Região Metropolitana de Belém e um dos trechos de BR mais movimentados do Brasil, com circulação média de 80 mil veículos por dia em ambos os sentidos. A construção dos viadutos se soma ao já entregue viaduto da Ananin para melhorar a acessibilidade na área.