Pará

Hemopa lança campanha para doação de sangue

O objetivo da iniciativa é reforçar a importância da doação de sangue para salvar vidas e promover a solidariedade na comunidade.
O objetivo da iniciativa é reforçar a importância da doação de sangue para salvar vidas e promover a solidariedade na comunidade.Foto: Antonio Melo

Pryscila Soares

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) lançou no último sábado a tradicional campanha de doação de sangue alusiva ao período de Carnaval, com o tema “No Bloco Salva-Vidas, doar sangue é só alegria”. A programação segue até o próximo dia 9 com uma série de apresentações musicais, oficinas, caravanas solidárias, no hemocentro em Belém e nas oito unidades regionais da instituição.

A ação realizada em 2023 contabilizou 10.034 candidatos voluntários cadastrados, que compareceram em todas as unidades de coleta do Hemopa e, com isso, garantiram mais de 8 mil doações de sangue. Para a campanha deste ano, a expectativa é de que haja um aumento de 15% em relação ao ano passado.

A campanha integra um conjunto de ações estratégicas, que visam reforçar os estoques de sangue no Pará em três períodos pontuais e festivos do ano. A primeira ocorre no período que antecede o Carnaval, seguida da campanha anual “Junho Vermelho” e Dia Mundial do Doador de Sangue. Já a terceira é alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue, em novembro.

ATENDIMENTO

Todas as unidades do Hemopa estarão de portas abertas para receber doadores antes do feriado do Carnaval, conforme ressaltou Paulo Bezerra, presidente da Fundação Hemopa. “Hoje iniciamos a campanha de Carnaval para incentivar a doação de sangue nesse período onde as pessoas comumente saem para viajar, tentar descansar. E, também, lançamos a campanha do ‘Doador futebol clube’, em parceria com os times do Parazão. A gente aproveita para convocar as pessoas para que venham aqui durante toda essa semana”, declara.

Para atender uma rede hospitalar composta por mais de 200 unidades em todo o Pará, o Hemopa realiza diversas campanhas ao longo do ano. A cada doação são coletados no máximo 450 ml de sangue. E vale lembrar que uma doação consegue salvar até quatro vidas. “É sempre bom ajudar o próximo. E este é um um período que todo mundo quer saber de diversão e essas iniciativas são sempre muito bem-vindas. Para mim é muito gratificante. Gosto muito de ajudar o próximo, me sinto feliz por isso. Sempre que posso, eu venho doar”, afirma a farmacêutica Zeusiane Barbosa, 34, que é doadora de sangue há 6 anos.

SERVIÇO

– O Hemopa realiza até a próxima sexta-feira (9) a campanha de doação de sangue alusiva ao Carnaval, “No Bloco Salva-Vidas, doar sangue é só alegria”.

Endereços das unidades do Hemopa

Hemocentro Belém

Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Bairro Batista Campos.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, 7h30 às 18h, e no sábado, das 7h30 às 17h.

Contato: 0800 280 8118.

Unidade de coleta do Shopping Castanheira

Rodovia BB-316, KM 01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira.

(em frente à entrada do Shopping Castanheira).

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.

Sábados, das 7h30 às 17h.

Domingos, das 8h às 15h.

Contato: 0800 280 8118.

Unidade de coleta Shopping Metrópole

– Rodovia BR 316, nº 4.500, Km 04 – Coqueiro, Ananindeua – PA, 67113-970 Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h, e no sábado, das 07h30 às 17h. Telefone: 0800 280 8118.

Para doar sangue é preciso:

-Apresentar um documento de identidade oficial com foto e assinatura (Ex.: RG, CPF, carteira de trabalho e passaporte);

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6 h nas 24 h anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12 h antes da doação;

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

– Quem teve Covid-19 pode doar sangue depois de 10 dias após a cura.