Olimpíadas

Beatriz Souza garante 3ª medalha do judô em Paris

Beatriz Souza garante 3ª medalha do judô em Paris Beatriz Souza garante 3ª medalha do judô em Paris Beatriz Souza garante 3ª medalha do judô em Paris Beatriz Souza garante 3ª medalha do judô em Paris
Beatriz Souza bate número um do mundo e garante 3ª medalha do judô em Paris
Beatriz Souza bate número um do mundo e garante 3ª medalha do judô em Paris. Foto: Alexandre Loureiro/COB

RODRIGO MATTOS E CAROLINA ALBERTI

PARIS, FRANÇA, E SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Beatriz Souza está na final na categoria acima de 78kg nas Olimpíadas de Paris. A brasileira bateu a francesa Romane Dicko, atual número um do mundo, por ippon por imobilização e garantiu a terceira medalha do judô brasileiro na capital francesa.

Lutando em casa, a francesa teve muito apoio na luta contra a brasileira. Ele teve seu nome gritado desde que entrou e havia catazes de apoio pelas arquibancadas
Romane Dicko é a atual número um do mundo e foi campeã mundial em 2022. Ela conquistou o bronze na Olimpíadas de Tóquio, no individual, e o ouro na disputa por equipes.

Já a brasileira é nº 5 do ranking mundial, foi prata no Mundial de judô de 2022 e bronze no ano seguinte. Bia, porém, busca a sua primeira medalha olímpica.

Antes, Bia venceu a coreana Kim Hayun nas quartas e bateu Izayana Marenco, da Nicarágua, em 41s. O embate pelas quartas de final contou com uma revisão da arbitragem, que a princípio apontou vitória por ippon da coreana, número quatro do mundo.

Beatriz estará na disputa por equipes mistas, que começa neste sábado (03). O Brasil enfrenta o Cazaquistão nas oitavas de final. O confronto é o quinto do tatame 1 e deve acontecer por volta das 5h (de Brasília).