Mundo
Mundo
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se encontrou com o Papa Francisco neste sábado (13). Zelensky ainda fez reuniões com o presidente italiano Sergio Mattarella e com a primeira-ministra Giorgia Meloni.
Em encontro privado, Zelensky chegou ao Vaticano na tarde deste sábado (13) para se reunir com o Papa. O encontro durou cerca de 40 minutos, de acordo com informações da ANSA.
Matteo Bruni, porta-voz da Santa Sé, disse que a conversa entre Francisco e o presidente ucraniano girou em torno da “situação humanitária e política provocada pela guerra na Ucrânia”.
Houve troca de presentes. O Papa deu a Zelensky uma escultura que representa um ramo de oliveira, símbolo da paz. Já o presidente ucraniano presenteou Francisco com uma imagem da Virgem Maria pintada nos restos de um colete à prova de balas.
Zelensky se mostrou grato pelo encontro e disse ter falado sobre as “dezenas de milhares de crianças ucranianas deportadas”. Ele também afirmou ter pedido ao Papa que condene os “crimes” contra a Ucrânia porque “não pode haver igualdade entre vítima e agressor”.
É a primeira vez que o presidente ucraniano vai a Roma desde o início da guerra contra a Rússia, em fevereiro de 2022. Zelensky viajou em um avião do governo italiano, escoltado por jatos de combate.
Apoio do Ocidente
Governo italiano diz que vai ajudar a Ucrânia. Antes do encontro de Zelensky com o Papa, o presidente Mattarella e a primeira-ministra Meloni reiteraram o total apoio da Itália à Ucrânia em termos de ajuda militar, financeira, humanitária e de reconstrução.
Presidente ucraniano agora viaja para a Alemanha. Depois da passagem pela Itália, Zelensky deve continuar sua série de visitas a aliados ocidentais. O próximo destino é Berlim, aonde deve chegar no domingo (14).
Suposta missão de paz
Encontro de Zelensky e Papa acontece em meio à polêmica sobre “missão de paz”. No fim de abril, o Papa revelou uma “missão de paz” pelo fim da guerra, dizendo que o Vaticano ajudou na troca de prisioneiros e que agiria no caso das crianças ucranianas levadas ilegalmente para a Rússia.
Rússia e Ucrânia disseram desconhecer a suposta missão de paz. Na ocasião, tanto Kiev quanto Moscou se manifestaram dizendo que não sabiam do que Papa Francisco estava falando.
Mais Notícias
Mais artigosRELAÇÕES INTERNACIONAIS
China se diz 'disposta a trabalhar com o Brasil' para defender 'equidade' frente aos EUA
A China afirmou que "está disposta a trabalhar junto com os países da América Latina e do Brics, incluindo o Brasil.
APÓS ANDY E BYRON!
Messi e Antonela são flagrados pela “câmera do beijo” em show do Coldplay
Depois dos brasileiros Andy e Byron viralizarem nas redes sociais ao serem surpreendidos pela “câmera do beijo” durante um show do Coldplay em Barcelona.
SEM ACORDO
Trump confirma tarifas que atingem o Brasil para 1º de agosto
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (27) que tarifas sobre produtos vindos de outros países entrarão em vigor em 1º de agosto, como planejado.
OPA
Policial é flagrado nu no quintal e Google terá que pagar indenização
O Google foi condenado a pagar 16 milhões de pesos argentinos (cerca de R$ 69 mil) a um morador da Argentina que teve uma imagem sua publicada
ELE ATACOU DE NOVO
Homem é preso por cheirar nádegas de mulher em loja
Calese Carron Crowder, de 38 anos, foi preso após ser flagrado cheirando as nádegas de uma mulher dentro de uma loja de departamentos em Burban
FRAUDES, ENGANAÇÕES E MAIS
Ex-deputado dos EUA filho de brasileiros, George Santos se entrega e é preso
Santos se declarou culpado por esses delitos no ano passado, além de admitir uma série de outras fraudes e enganações.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade