O guitarrista paraense Ximbinha, lança nesta terça-feira, 17, “Belém”, uma composição instrumental homenageia a capital paraense. A faixa é um feat entre o paraense e a instrumentista pernambucana Bia Villa–Chan. “Belém” celebra a conexão do músico com as próprias raízes e está disponível em todas as plataformas digitais de música.
A música foi produzida e composta pelo próprio Ximbinha. Possui solos projetados na guitarra e é um trabalho que lembra a época em que o músico começou a carreira artística, quando foi reconhecido como produtor musical.
Música é declaração de amor à capital paraense
Ximbinha conta que “Belém” seguiu o mesmo ritmo de composição de suas outras músicas. “As minhas composições são criadas de forma muito natural, no decorrer do dia mesmo. As ideias vão surgindo, as inspirações vão aparecendo de forma muito natural. Sempre foi assim, ao longo da minha vida”, conta.
“Muitas vezes, antes de dormir, sempre pego a guitarra ou o violão. Tenho o hábito de treinar todos os dias. Então, durante esse processo de treino diário, acaba que saem muitas ideias boas, muitas composições. Mas não tenho um ritual específico. Sempre estou com a guitarra na mão, e assim, vivo um processo contínuo de criação”, completa.
“Belém” é uma declaração de amor à capital paraense. “Essa guitarrada foi pensada para realmente homenagear a cidade de Belém, onde eu me criei. E pela qual tenho um amor profundo, por ser a capital do estado onde nasci”, explica.
Ximbinha foi listado entre ícones da guitarra
Ximbinha ganhou destaque no cenário nacional e internacional quando era o responsável pelo repertório, arranjos e as melodias da então banda Calypso. Em 2008, o artista conquistou premiações na categoria “Guitarrista da Banda dos Sonhos” e três indicações ao Grammy Latino (2006, 2009 e 2010), na categoria “Melhor álbum de música de raízes em língua Portuguesa”. Em 2012, Ximbinha também teve seu nome listado entre os 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão, pela revista musical “Rolling Stone Brasil”.
A parceria com Bia Villa–Chan veio da mesma forma: naturalmente. “Recebi através de amigos, vários vídeos da Bia, tocando guitarradas, inclusive guitarradas minhas, e isso me encantou… A maneira dela tocar, mesmo sendo pernambucana, tem uma verdadeira paixão pelo ritmo da guitarrada. Além do mais, uma mulher tocando guitarra tem um brilhantismo muito especial”, destacou.
“E além de todos esses adjetivos, a Bia tem um grande talento, tem uma estrela própria e muita personalidade musical. Nossa conexão foi imediata, e com isso, acabamos fazendo uma grande amizade. Assim surgiu o meu convite para Bia participar dessa guitarrada comigo. Ela veio a Belém, onde gravamos, e foi linda essa nossa conexão”, completou Ximbinha.
Lançamento deve ganhar um show em breve
A pernambucana, por sua vez, é conhecida por levar em seu repertório a vasta riqueza da música brasileira com a guitarra. Em seu setlist, a cantora homenageia desde o MPB, até maracatu, ciranda, carimbó, merengue e mambo. “A guitarra é um instrumento versátil e que, quando tocado por uma mulher, pode ter um encantamento redobrado. Foi um prazer imenso estar ao lado do Ximbinha neste projeto. Me sinto honrada em poder contribuir em uma canção tão especial quanto essa”, comenta Bia.
A música deve estar em breve no repertório dos shows de Ximbinha. “Quero muito fazer um show em Belém para marcar esse lançamento. Futuramente, se Deus quiser, vai acontecer. Inclusive tenho um show que se chama ‘Guitarras Que Cantam‘, que é o meu projeto de música instrumental. Então, seria uma grande alegria ter a Bia comigo nesse show, ainda mais, tocando o nosso feat. Já fiz feats com muitos artistas e espero poder ter a oportunidade de fazer com muitos outros artistas que admiro. É sempre maravilhoso compartilhar da música com amigos”, afirma o músico.