Notícias

Veja como passar pela inteligência artificial em processos seletivos

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O recrutamento tradicional, em que os recrutadores analisavam um a um os currículos enviados, está ficando para trás. Agora, a inteligência artificial dos softwares de recrutamento e seleção é quem realiza a primeira triagem de análise curricular e até o agendamento de entrevistas.
Para quem procura emprego, isso significa ter de adaptar o currículo para se destacar da concorrência e passar pelos algoritmos de IA. Embora isso possa parecer complicado, algumas dicas simples podem ajudá-lo a vencer a máquina e apresentar seu currículo aos recrutadores. Confira a seguir!

Como a IA é treinada para selecionar currículos

A seleção de currículos por meio de inteligência artificial envolve o uso de algoritmos e modelos de machine learning para analisar grandes volumes de currículos de forma eficiente e automatizada. Confira abaixo.

Coleta de dados
Os currículos são coletados de várias fontes, como sites de empregos, bancos de dados internos, e-mails ou outros sistemas de recrutamento.

Pré-processamento de dados
Os dados nos currículos passam por um processo de pré-processamento, uma espécie de limpeza antes de seguir para análise. Isso pode incluir normalização de texto, remoção de informações irrelevantes e padronização de formatos.

Extração de características
Nessa etapa a IA olha mais a fundo para o currículo em busca de informações específicas que são relevantes para o processo de seleção — esses dados são previamente informados pelo recrutador para o software de R&S com inteligência artificial.
E que tipo de informações são essas? Geralmente, essa busca pode incluir palavras-chave, habilidades, níveis de experiência e qualificações educacionais.

Construção de modelos de machine learning
Com base nas características extraídas, são construídos modelos de machine learning, que funcionam com um molde do que deve ser considerado no processo seletivo específico.
Esses modelos podem variar, e as abordagens comuns incluem classificação, para separar currículos em “relevantes” e “não relevantes”, ou ranqueamento, atribuindo uma pontuação a cada currículo com base em sua adequação à vaga.

Treinamento do modelo
Após a construção do modelo, o próximo passo é treiná-lo. Durante o treinamento, o modelo é alimentado com um conjunto de dados de treinamento que inclui exemplos de currículos previamente classificados como adequados ou inadequados para a posição. O modelo ajusta seus parâmetros com base nessas informações para aprender padrões e características relevantes.

Avaliação e ajuste
Após o treinamento, o modelo é avaliado usando um conjunto de dados de validação para garantir que está generalizando bem e não apenas memorizando os dados de treinamento. Se necessário, ajustes no modelo são feitos para melhorar seu desempenho.

Como passar pela IA no processo seletivo?

Siga agora os passos abaixo.

Otimização de palavras-chave e frases-chave
A otimização de palavras-chave e frases-chave em um currículo é essencial para garantir que o documento seja identificado e considerado pelos sistemas de triagem automatizados. Aí vão as nossas dicas:
-destaque as competências e habilidades que o empregador está procurando. Essas são as palavras-chave importantes;
-analise a descrição do cargo para o qual está se candidatando. Identifique frases-chave que são relevantes para a posição;
-ajuste suas palavras-chave para se adequar à descrição específica de cada trabalho;
-em vez de apenas listar responsabilidades passadas, destaque conquistas específicas e resultados obtidos. Isso adiciona autoridades às suas palavras-chave.

Personalização para cada vaga
Certamente, você já ouviu que cada vaga de emprego é única e você terá de personalizar seu currículo de acordo com a descrição de cada vaga, certo? E como fazer isso para agradar à inteligência artificial?
Fácil, é só reescrever alguns tópicos do seu currículo como experiência profissional e habilidades usando as palavras e frase-chaves que você identificou no anúncio da vaga. Se precisar, peça ajuda ao ChatGPT, ele será um bom aliado na hora de escrever um texto com palavras e frases-chave.
Ao personalizar seu currículo para cada vaga, você demonstra ao empregador que investiu tempo e esforço para entender as necessidades específicas do cargo.

Como destacar conquistas e habilidades
Destacar conquistas e habilidades de forma a passar por triagens de emprego feitas por inteligência artificial (IA) envolve mais uma vez a análise de palavras e frases-chave da descrição do anúncio que podem ser encaixadas na descrição da sua experiência e conquistas.
Dica: ao descrever suas experiências e responsabilidades, use verbos de ação, isso não apenas torna o currículo mais envolvente, mas também adiciona palavras-chave importantes.

Acompanhamento de tendências tecnológicas
É sempre importante acompanhar as tendências tecnológicas e entender como a lógica dos mecanismos de inteligência artificial funciona. Nunca se sabe quando e como essas tecnologias serão atualizadas e qual será o efeito imediato para os candidatos dessa mudança. Portanto, fique sempre atento às notícias do mercado tech! (Blog Vagas Profissões)