O prazo para inscrição nos três editais do concurso do Exército, destinado ao ingresso no quadro de engenheiros militares, encerra nesta quarta-feira (10). O certame oferece um total de 137 vagas, sendo 98 para nível médio, destinadas aos cursos de graduação, e 39 para candidatos com ensino superior completo.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site do Instituto Militar de Engenharia (http://www.ime.eb.br), com taxas de R$ 140 para CFG/Ativa e CFG/Reserva, e R$ 150 para CFrm.
Do total de vagas, 60 são para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CFG/Ativa) e 38 para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva (CFG/Reserva). Os requisitos incluem ensino médio completo, altura mínima de 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres, com idades entre 16 e 22 anos para CFG/Ativa, e entre 16 e 21 anos para CFG/Reserva.
As outras 39 vagas são destinadas ao Curso de Formação de Oficiais da Ativa (CFrm), voltado para graduados em engenharia plena com idade máxima de 26 anos e altura mínima de 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres. As oportunidades estão distribuídas em diferentes especializações.
Os cursos serão ministrados no Instituto Militar de Engenharia (IME), localizado no Rio de Janeiro. O CFG/Ativa e o CFG/Reserva terão duração de cinco anos, focados na formação em engenharia militar e preparação de oficiais. Já o CFrm terá duração de um ano, direcionado especificamente à formação de oficiais.
O concurso do Exército incluirá as seguintes etapas:
- Exame Intelectual;
- Inspeção de Saúde;
- Exame de Aptidão Física;
- Avaliação Psicológica;
- Procedimento de Heteroidentificação.
A primeira fase do exame intelectual para CFG/Ativa e CFG/Reserva está programada para 29 de setembro de 2024, enquanto para CFrm será nos dias 30 e 31 de outubro de 2024.
(Com informações do site JC Concursos)