
A recente atualização das regras da Uber para as categorias Black e Comfort, com vigência prevista a partir de janeiro de 2026, está provocando impactos diretos no segmento automotivo do Brasil.
Na lista de veículos que deixarão de ser aceitos nessas categorias premium da plataforma estão modelos relativamente novos, como o Renault Kardian, o Citroën Basalt, o híbrido Hyundai Kona Hybrid, o elétrico Peugeot e‑2008 e também o Caoa Chery Tiggo 3X.
A medida é vista como um “ajuste estratégico” da Uber, que afirma ter baseado a decisão em pesquisas junto a passageiros e motoristas, além de análises sobre as preferências do público nas categorias mais sofisticadas.
Além da repercussão direta sobre o uso desses veículos em apps de transporte premium, o reflexo tende a alcançar o mercado de vendas de carros novos — especialmente aqueles que têm nos motoristas de aplicativos uma parte significativa dos compradores. Dependendo do volume dessas vendas, fabricantes que apostam em modelos de entrada ou urbanos podem sofrer retração de demanda.
Impacto da decisão da Uber no Mercado Automotivo
Um fato que chama atenção: a proibição inclui veículos híbridos e elétricos — o que, segundo especialistas ouvidos, vai “na contramão” da tendência de eletrificação do transporte urbano.
Nas redes sociais, motoristas parceiros já manifestam insatisfação, afirmando que adquiriram automóveis exatamente para atender às exigências anteriores da plataforma na expectativa de atingir a categoria Black — e agora enfrentam o risco de perder essa condição.
Confira a lista completa de carros que não serão mais aceitos no Uber Black:
- Renault Kardian.
- Citroën Basalt.
- Chery Tiggo 3X.
- Peugeot E-2008.
- Chery Tiggo 3.
- Hyundai Kona Hybrid.
- JAC J3 Turin.
- JAC iEV 40.
Editado por Débora Costa