Sempre que programo uma viagem para determinado lugar busco conhecer ao menos um estádio da cidade. É sempre uma grande oportunidade de conhecer a história do futebol local, dos clubes, da paixão do torcedor. Nessas andanças pelos campos, uma das que mais me chamaram a atenção foi visitar o Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).
Visitar o estádio do Internacional é um ‘programaço’ a começar pela atenção e empenho do guia em apresentar todas as dependências da arena que abriga a paixão dos colorados. E que arena! Até hoje recordo que a cobertura foi inspirada nas cobras najas, já que o projeto foi desenhado enquanto o autor estava no Marrocos.
O estádio localizado às margens do Rio Guaíba tem um museu com a história das conquistas do Inter, espaço para crianças deixarem mensagens pros jogadores, além de ser possível adentrar ao gramado, conhecer os vestiários, sala de imprensa, loja de produtos do clube e o letreiro da área externa com o nome Internacional.
A estrutura conta ainda com espaço Kids, anfiteatro, lounge, local para comemorar aniversários com a temática do clube, além de restaurantes e bares. Dá para passar uma tarde inteira conhecendo a arena e se encantando com a história do clube que surgiu para bater de frente com o elitista Grêmio da época. Que me desculpem os gremistas, mas é impossível não se identificar.
A Arena Beira-Rio, como o próprio site do estádio confirma, é muito mais que um espaço para jogos, mas uma arena multiuso, um dos cartões postais de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul.
O estádio do Colorado é só um exemplo de roteiro interessante para se fazer durante uma viagem à capital gaúcha e despertar a curiosidade para conhecer outros estádios, como o Allianz Park, do Palmeiras, em São Paulo, a Fonte Nova em Salvador, ou o próprio Maracanã, no Rio de Janeiro, e o nosso Novo Mangueirão, aqui mesmo em Belém.
E tenha certeza que nem precisa ser fã de futebol ou do clube para aproveitar a experiência. Seja qual for a cidade que você for viajar, reserve um tempinho para visitar um dos estádios que existem por lá! Um ótimo domingo!
VOCÊ SABIA?
Para que o Beira-Rio pudesse sediar a Copa do Mundo de 2014, o Sport Club Internacional buscou investidores para a realização de obras visando adequar o Estádio às exigências da FIFA. A BRIO (SPE Holding Beira-Rio S/A), foi então criada com o objetivo de estabelecer uma parceria com o Inter no modelo de gestão compartilhada. Por 20 anos, a BRIO explorará alguns ativos, em contrapartida aos R$ 331 milhões investidos e que a permitiram sediar a dita Copa e transformar o Beira-Rio num complexo multiuso, moderno e seguro. A BRIO tem como acionistas a Andrade Gutierrez e o BTG Pactual.
—
Fale com o colunista: [email protected] – @luizoctav