Notícias

TSE aprova relatório parcial da apuração do 1º turno das Eleições 2022 no Pará


A ministra Carmen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apresentou na sessão plenária de ontem a análise dos recursos e documentos dos resultados do primeiro turno das Eleições de 2022. Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE
A ministra Carmen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apresentou na sessão plenária de ontem a análise dos recursos e documentos dos resultados do primeiro turno das Eleições de 2022. Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

A ministra Carmen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apresentou na sessão plenária de ontem a análise dos recursos e documentos dos resultados do primeiro turno das Eleições de 2022 nos cargos de presidente e vice-presidente da República no Pará, Rio de Janeiro, Paraná e Piauí. Essas unidades da Federação compõem o Grupo 4 dos seis blocos de Estados que foram designados para a relatoria dos ministros do TSE. A relatora afirmou que os TREs do Pará, do Paraná e do Piauí informaram que não houve nenhuma impugnação ou recurso ao resultado das eleições.

APROVAÇÃO

Segundo Carmen Lúcia, a Secretaria de Tecnologia da Informação da Corte Eleitoral emitiu os relatórios dos resultados de totalização do primeiro turno do pleito deste ano, no dia 4 de outubro. “Ausentes recursos, impugnações ou qualquer dúvida que pudesse alterar os resultados do primeiro turno das Eleições de 2022 para os cargos de presidente e vice-presidente da República, eu estou votando no sentido de aprovar o relatório parcial do resultado da apuração das circunscrições que integram o Grupo 4”, concluiu a ministra.

CONFLITOS

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgará na próxima segunda-feira, 24, os dados parciais sobre conflitos no campo em 2022. A Amazônia Legal responde por mais da metade do total registrado no período. Até o momento, a CPT registrou 33 assassinatos, sendo 25 somente no primeiro semestre. Cinco mulheres foram assassinadas – maior número desde 2016. Um dado grave: crianças e adolescentes passaram a estar na mira deste tipo de violência no governo Bolsonaro: de 2019 a 2022, 7 menores foram mortos no campo; destes, 4 eram indígenas.

ROMARIA

Acontece hoje, às 10h, no auditório do Espaço S. José Liberto – Polo Joalheiro, em Belém, a premiação do Concurso de Ornamentação de Embarcações “Troféu Carlos Rocque”. Decoradores e proprietários das embarcações melhor ornamentadas no Círio Fluvial concorrem ao prêmio. Cerca de 300 embarcações receberam a bandeira para identificação na romaria, cumprindo os requisitos exigidos no ato da inscrição feito pela Capitania dos Portos para concorrer ao Concurso de Ornamentação de Embarcações promovido pela Setur.

PALANQUE

O partido Rede Sustentabilidade pediu nesta terça-feira (18) ao Ministério Público Eleitoral (MPE) que o candidato Jair Bolsonaro (PL) seja punido por promover ato político-eleitoral dentro no Palácio da Alvorada. A representação também será levada ao TSE. O partido denuncia o candidato por transformar a sede do governo federal em palanque ao promover evento público de apoio político-eleitoral à candidatura do presidente, envolvendo artistas sertanejos, nas dependências do Palácio da Alvorada. Atos políticos eleitorais em bem ou prédio público são vedados pela lei.

SUCAM

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que fixa indenização de R$ 100 mil para ex-servidores da antiga Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam), vítimas de intoxicação por inseticidas. O benefício será estendido aos descendentes diretos ou cônjuges de vítimas que já morreram. Estima-se que 460 ex-servidores tenham direito à indenização. Criada na década de 1970, a Sucam foi extinta em 1991, depois de forte atuação no combate a endemias como doença de Chagas, malária, esquistossomose e febre amarela.

 

LINHA DIRETA

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza até sábado, 22, a segunda etapa do cadastramento de unidades armazenadoras no Pará no Sistema de Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras em Dom Eliseu, Paragominas e Rondon do Pará, no sudeste paraense.

As duas últimas etapas estão previstas para terem início em novembro, no município de Santana do Araguaia, localizado no sul do estado. Também fazem parte desta etapa os municípios da Região Metropolitana de Belém.

A prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho (PSDB), esteve até ontem no 8° Fórum Global de Políticas Alimentares Sustentáveis, no Rio de Janeiro. O município assinou o “Pacto de Milão” pelo fomento da alimentação saudável, segurança alimentar e nutricional.

Levantamento do Dieese e da Prefeitura de Belém aponta que em setembro, pela sexta vez no ano, houve queda no preço do pescado, com destaque para a pratiqueira com queda de 15,03%; da pirapema com queda de 14,91%; do pacú com queda de 11,98%; e do peixe pedra com queda de 10,87%.

O professor Tiago Tendai Chingore, da Universidade Licungo, em Moçambique, participa hoje, às 15h, da palestra Filosofias Africanas e Educação Antirracista, na sala de defesa do Programa de Pós-Graduação e Educação da Uepa.

A Fundação Santa Casa do Pará realiza neste sábado (22), das 10h às 22h, uma programação voltada ao incentivo a prevenção do câncer de mama, que tem como tema “É sobre amor e cuidado”. O evento será no 1º piso do Shopping Bosque Grão Pará.