Notícias

Trabalho escravo: Sidepar, Cosipar e Ibérica terão que pagar indenização milionária

Foto: MPT/divulgação
Foto: MPT/divulgação

Por Gerson Nogueira e Carol Menezes

A Sidepar, Cosipar e Siderúrgica Ibérica, localizadas em Marabá, foram condenadas pela 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região ao pagamento de multa por danos morais coletivos no valor de R$ 3 milhões, além de serem penalizadas com o cumprimento de 22 obrigações trabalhistas. As empresas foram alvos de investigação do Ministério Público do Trabalho PA-AP, que flagrou 150 de seus empregados trabalhando em condições análogas à de escravidão, na produção de carvão vegetal no ano de 2012 no município de Goianésia do Pará.

PALMÉRIO

Para consternação de seus muitos amigos, morreu ontem, em São Paulo, de infarto, o jornalista e escritor paraense Palmério Dória. Ele estava internado no Hospital Premier há mais de seis anos. Ao longo de carreira produtiva, Palmério chefiou redações de revistas nacionais, foi articulista dos principais jornais e colaborador do DIÁRIO. Escritor de sucesso, lançou cinco livros, abordando períodos importantes da política nacional, com ênfase na ditadura militar. Nos últimos anos, com verve e humor inteligente, tornou-se um baluarte do pensamento progressista nas redes sociais.

EXPOSIÇÕES

Estão abertas em Belém, até junho, exposições importantes na discussão da reparação histórica, da memória e da democracia. No Museu do Estado, o acervo do IHGB dialoga com obras de artistas paraenses que fazem refletir sobre o apagamento dos sujeitos e das vozes de negros, trabalhadores e mulheres, na mostra “Imagens que não se conformam”. Já na Casa das 11 Janelas, a exposição “Brasil Futuro – as formas da democracia”, aberta na posse do presidente Lula. Ambas têm apoio do governo do Estado, através da Secult e patrocínio do Instituto Cultural Vale.

CADASTRO

A Prefeitura de Belém realizou na manhã de ontem um mutirão para cadastrar famílias que vivem no bairro da Estrada Nova no programa Minha Casa, Minha Vida. Ao todo, foram registradas 200 pessoas que, agora, passam a fazer parte do Cadastro Municipal de Habitação, para participação nos sorteios das moradias populares do programa federal. O cadastramento, executado pela Secretaria Municipal de Habitação e Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), ocorreu na sede do Promaben, localizada no bairro do Jurunas.

MOBILIÁRIO

A Justiça Federal – Seção Judiciária do Pará divulgou edital que torna pública a disponibilidade de quase 500 mobiliários e equipamentos classificados como antieconômicos. Entre os itens, estão mesas, armários, cadeiras, leitores ópticos, ventiladores, impressoras e monitores de vídeo. Os bens poderão ser doados para órgãos ou entidades da administração direta, autárquica ou fundacional de qualquer dos poderes da União, dos Estados e dos municípios. Órgãos e entidades interessados em receber os materiais a título de doação devem encaminhar suas solicitações em dez dias úteis.

SIMPÓSIO

A Prefeitura de Belém promove um mês inteiro de atividades e palestras para debater a educação inclusiva dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidos pela rede municipal de Educação. O simpósio TEA começou ontem e prossegue até 30 de abril, com debates, caminhadas em Belém e Mosqueiro e eventos culturais, sob a coordenação do Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie), que atende 1.172 estudantes com autismo, o que corresponde a 52% da demanda total do atendimento da educação inclusiva.

LINHA DIRETA

Uma grande fiscalização realizada pelo Creci 12ª Região em Belém, Região Metropolitana e Castanhal na primeira quinzena de março e tendo apoio de fiscais do RS, MG e PE resultou em 323 documentos lavrados, a maior parte por auto de constatação.

Totalmente reestruturado, o projeto Casulo, que funciona na Policlínica Metropolitana e é voltado a pessoas transgênero, bateu a marca de 300 pacientes em atendimento ativo. Para ser atendido é preciso buscar uma UBS e de lá ser referenciado.

O Sistema Fiepa emitiu nota de pesar pelo falecimento do economista Wilton Santos Brito, ocorrido na quinta, 30. Ele foi presidente do Conselho Regional da categoria e também esteve à frente do escritório do Econorte.

A confiança da indústria subiu 2,4 pontos em março, chegando a 94,4 pontos, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre). É o melhor índice desde outubro de 2022 (95,7 pontos).

Durante a semana, a Vara Criminal de Capanema promoveu ação de cidadania no Centro de Recuperação Regional para emitir documentos pessoais de 61 presos que estavam sem, em cumprimento de recomendação do Conselho Nacional de Justiça.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, assinou portaria nesta quinta-feira (30) designando três procuradores da República para atuar, por dois anos, no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) no Pará.