Notícias

Torneio de oportunidades (23/10)

Foto: John Wesley/Paysandu
Foto: John Wesley/Paysandu

paA Copa Verde, que começa na próxima semana para Tuna e PSC, apesar da ausência de glamour, pode oferecer uma grande oportunidade para alguns jogadores que ainda estão em busca de afirmação. Atacantes devem ser os mais beneficiados, afinal um bom desempenho na artilharia traz valorização profissional e representa afirmação junto à torcida.

O centroavante Danrlei, pelo que não conseguiu produzir ao longo da temporada, talvez seja o mais interessado em aproveitar a competição para dizer finalmente a que veio. No Campeonato Paraense, teve boa participação, mas faltou deslanchar. Na Série C, o lado físico pesou e ele não conseguiu ser o jogador de ataque que o PSC precisava.

Recuperado, a partir de uma evolução que permitiu atuar duas partidas inteiras no quadrangular da Série C, Danrlei tem boas possibilidades de comandar a artilharia da Copa Verde, na condição privilegiada de principal atacante de um dos times favoritos ao título do torneio.

Foto: John Wesley/Paysandu

Com um meio-campo entrosado – José Aldo, João Vieira e Mikael – e atacantes que atuam bem pelos lados – Marlon e Robinho –, Danrlei será muito acionado e vai encontrar defesas de nível técnico inferior, o que favorece ainda mais as coisas para um jogador de suas características, voluntarioso e bom no jogo aéreo.

No próprio PSC, além de Danrlei, Marlon e Ricardinho são atletas que devem usufruir da Copa Verde com objetivos diferentes. Marlon, artilheiro da equipe na Série C, travou no quadrangular e acabou questionado pela torcida. Tem amplas condições de se redimir no torneio.

Ricardinho, que ficou inativo por sete meses, desde a participação no Campeonato Paraense, vai tentar dar a volta por cima, caso seja confirmado o seu aproveitamento na competição. Sob desconfiança generalizada quanto à capacidade de voltar a jogar plenamente, ele voltou a treinar. Restam dúvidas sobre sua participação nos primeiros jogos.

Na Tuna, de Josué Teixeira, dois jogadores têm na Copa Verde o palco ideal para mostrar qualidade. Dedé, zagueiro que apareceu no Independente e passou pela Tuna em 2021, está de volta à equipe. Explora o jogo aéreo, tanto defensivo quanto ofensivo. O volante Alisson, que fez boa figura no Parazão, é outro que a CV pode destacar.

Bola na Torre

Guilherme Guerreiro comanda o programa a partir das 21h30, na RBATV, com participação de Giuseppe Tommaso e deste escriba de Baião. Em debate, os preparativos para a Copa Verde, o Re-Pa no futebol feminino e a participação do Remo na Copa do Brasil Sub-20. A edição é de Lourdes Cezar.

Promessa de craque nem sempre é aposta certeira

Foto: Cesar Greco

O Palmeiras vive um clima de expectativa nervosa nesta reta final do Campeonato Brasileiro. Não mais pelo título, que é líquido e certo, mas pelo desabrochar de um craque: o garoto Endrick, de 16 anos, que surgiu na Copa São Paulo de juniores e se tornou instantaneamente um xodó da torcida e objeto do culto da mídia esportiva paulistana.

É preciso, porém, ir mais devagar com o andor. Exemplos recentes desaconselham entusiasmo excessivo em relação a jovens futebolistas no Brasil. Para cada Neymar ou Vinícius Jr. existe uma legião de jogadores que brilharam na base e fracassaram nos times de cima.

Keirrison, revelado no Coritiba, talvez seja o mais notório exemplo de frustração. Depois de celebrado em prosa e verso, tornou-se um fiasco defendendo o próprio Palmeiras.

Endrick tem exibido qualidades técnicas indiscutíveis, o que dá mais respaldo e segurança aos que projetam um futuro auspicioso para ele. O certo é que, a exemplo do que ocorreu com Vinícius Jr., grandes clubes europeus já se movimentam para contratá-lo. Real Madrid, Barcelona e Arsenal são os mais interessados.

Tite embrulha em mistério a lista dos 55 nomes

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Naquelas atitudes típicas do futebol brasileiro, com mais segredos que verdades, o técnico Tite encaminhou à Fifa na sexta-feira a lista obrigatória de 55 jogadores pré-selecionados para a Copa do Mundo. Não custava nada revelar os nomes dos atletas, mas a CBF cultua esse ar de mistério que nada acrescenta ou constrói.

O certo é que, da pré-lista de 55 nomes, sairá a relação final de 26 nomes para o embarque rumo ao Catar. Os selecionados só serão anunciados no dia 7 de novembro, mas é quase certo que a relação dos outros 29 pré-convocados não será divulgada ao público.

Não será a primeira vez. Em 2010, Dunga também não divulgou a lista completa, deixando escapar depois que estavam entre os pré-convocados o atacante Neymar e o meia Paulo Henrique Ganso, grandes revelações daquele ano e que a torcida tanto pedia na Seleção.

Curiosamente, outras seleções decidiram abrir a lista de 55 nomes, sem nenhum tipo de embargo. É o caso do Uruguai e da Holanda.

Para ter total segurança nas escolhas, Tite vai aguardar a avaliação que o médico da Seleção, Rodrigo Lasmar, vai fazer sobre o atacante Richarlison e o meia Lucas Paquetá, que se lesionaram em jogos da Premier League.

De concreto até agora só há a escolha dos três goleiros – Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras). Não há mais dúvida quanto à presença do ex-arqueiro azulino entre os 26 selecionados para o Mundial.