
Mundo
Terremoto na Turquia: veja como era o castelo de 2.200 anos que foi atingido

Mundo
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia e a Síria nesta segunda (6), noite de domingo no Brasil, danificou o castelo turco de Gaziantepe, um Patrimônio Mundial da Unesco (Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura). Parte da construção, que tem 2.200 anos e fica no distrito de Sahinbey, a sudeste, desabou nas primeiras horas da madrugada, de acordo com a filial turca da CNN.
A agência estatal de notícias Anadolu informou que o terremoto derrubou as grades de ferro ao redor do castelo, que ficou com um muro destruído e grandes rachaduras.
A construção está na colina Kudret, que tem cerca de 25 metros de altura. A obra é resultado de uma expansão, entre os anos 527 e 565, de uma torre de vigília feita nos séculos 2 e 3 d.C. Outra construção histórica, que ficava ao lado do castelo, foi danificada: a cúpula e um muro da mesquita Sirvani, construída no século 17, foram parcialmente destruídos.
Na Síria, construções da Cidade Antiga de Aleppo sofreram danos -o local também é considerado um Patrimônio Mundial pela Unesco. As ruínas de mesquitas e do palácio são um ponto turístico da região e uma prova do poder militar dos árabes entre os séculos 12 e 14.
“Partes do moinho otomano do interior da cidadela desmoronaram, e trechos dos muros de defesa a nordeste racharam e partiram”, afirmou a direção-geral de antiguidades e museus do país. Grandes partes da cúpula da torre da mesquita aiúbida, império que ocupou a região, também desmoronaram.
A cidade é conhecida pelo local, uma joia arquitetônica da época medieval. Em 2018, após anos de guerra civil, virou um Patrimônio Mundial em perigo, segundo a Unesco.
Em Hama, no centro-oeste da Síria, equipes arqueológicas relataram danos no interior do antigo castelo Margat, na cidade de Baniás, além de quedas de fachadas históricas. Em Al Qadmus, um penhasco desmoronou perto do castelo da cidade, em Tartús. Também desabaram edifícios residenciais perto da construção.
Pelo menos 2.316 pessoas morreram na Turquia, de acordo com a agência de desastres turca, no pior evento do tipo no país desde 1939. Já na Síria, o regime de Bashar al-Assad somou 1.300 mortos até aqui. Há, ainda, 700 mortes relatadas pelos Capacetes Brancos em áreas controladas por rebeldes.
O primeiro terremoto ocorreu às 4h17 (22h17 em Brasília), e imagens nas redes sociais logo mostraram os efeitos imediatos da tragédia, com o desabamento de construções. A transmissão da rede de TV estatal TRT exibiu moradores saindo às ruas sob neve para avaliar os estragos em alguns locais, assim como ocorreu em Damasco, onde relatos dão conta de desmoronamentos nas cidades de Aleppo e Hama.
Também houve sismos secundários, cerca de dez minutos depois do primeiro, de magnitudes que chegaram a 6,7, de acordo com a agência de notícias Associated Press. Segundo testemunhas relataram à agência de notícias Reuters, o tremor durou cerca de um minuto.
Mais Notícias
Mais artigosCIÊNCIA
Luz branca e a 'alma deixando o corpo': estudo revela base biológica de experiências de quase morte
Frequentemente relatados por vítimas de parada cardíaca após a ressuscitação, essas visões e sensações podem representar uma resposta ao perigo mortal.
DEU RUIM
DJ brasileira Beka é presa em Portugal por comandar rede de prostituição
A DJ brasileira Rebeka Episcopo, conhecida nas redes sociais por Beka, foi presa em Portugal nesta terça-feira (2) .
INTERNACIONAL
Ataque israelense a escola mata ao menos 27 pessoas em Gaza
Ataques aéreos de Israel mataram ao menos 100 pessoas na Faixa de Gaza ontem, incluindo 27 abrigados em uma escola, de acordo com autoridades médicas palestinas.
MISTÉRIO CONTINUA
Buscas por avião da Malásia que sumiu há 11 anos são suspensas após um mês
Boeing 777 da Malaysia Airlines sumiu dos radares em 8 de março de 2014. O voo MH370 ia de Kuala Lumpur para Pequim com 239 pessoas a bordo.
ACABOU A AMIZADE?
Trump diz a círculo próximo que Musk deixará governo em breve
Trump, disse a seu círculo íntimo, incluindo membros de seu gabinete, que Elon Musk vai se afastar de seu papel como conselheiro do governo
TARIFAÇO
Trump anuncia tarifas recíprocas para países e taxa Brasil em 10%
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) que vai impor tarifas que ele considera recíprocas sobre produtos comprados de outros países
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade