

Mundo
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia e a Síria nesta segunda (6), noite de domingo no Brasil, danificou o castelo turco de Gaziantepe, um Patrimônio Mundial da Unesco (Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura). Parte da construção, que tem 2.200 anos e fica no distrito de Sahinbey, a sudeste, desabou nas primeiras horas da madrugada, de acordo com a filial turca da CNN.
A agência estatal de notícias Anadolu informou que o terremoto derrubou as grades de ferro ao redor do castelo, que ficou com um muro destruído e grandes rachaduras.
A construção está na colina Kudret, que tem cerca de 25 metros de altura. A obra é resultado de uma expansão, entre os anos 527 e 565, de uma torre de vigília feita nos séculos 2 e 3 d.C. Outra construção histórica, que ficava ao lado do castelo, foi danificada: a cúpula e um muro da mesquita Sirvani, construída no século 17, foram parcialmente destruídos.
Na Síria, construções da Cidade Antiga de Aleppo sofreram danos -o local também é considerado um Patrimônio Mundial pela Unesco. As ruínas de mesquitas e do palácio são um ponto turístico da região e uma prova do poder militar dos árabes entre os séculos 12 e 14.
“Partes do moinho otomano do interior da cidadela desmoronaram, e trechos dos muros de defesa a nordeste racharam e partiram”, afirmou a direção-geral de antiguidades e museus do país. Grandes partes da cúpula da torre da mesquita aiúbida, império que ocupou a região, também desmoronaram.
A cidade é conhecida pelo local, uma joia arquitetônica da época medieval. Em 2018, após anos de guerra civil, virou um Patrimônio Mundial em perigo, segundo a Unesco.
Em Hama, no centro-oeste da Síria, equipes arqueológicas relataram danos no interior do antigo castelo Margat, na cidade de Baniás, além de quedas de fachadas históricas. Em Al Qadmus, um penhasco desmoronou perto do castelo da cidade, em Tartús. Também desabaram edifícios residenciais perto da construção.
Pelo menos 2.316 pessoas morreram na Turquia, de acordo com a agência de desastres turca, no pior evento do tipo no país desde 1939. Já na Síria, o regime de Bashar al-Assad somou 1.300 mortos até aqui. Há, ainda, 700 mortes relatadas pelos Capacetes Brancos em áreas controladas por rebeldes.
O primeiro terremoto ocorreu às 4h17 (22h17 em Brasília), e imagens nas redes sociais logo mostraram os efeitos imediatos da tragédia, com o desabamento de construções. A transmissão da rede de TV estatal TRT exibiu moradores saindo às ruas sob neve para avaliar os estragos em alguns locais, assim como ocorreu em Damasco, onde relatos dão conta de desmoronamentos nas cidades de Aleppo e Hama.
Também houve sismos secundários, cerca de dez minutos depois do primeiro, de magnitudes que chegaram a 6,7, de acordo com a agência de notícias Associated Press. Segundo testemunhas relataram à agência de notícias Reuters, o tremor durou cerca de um minuto.
Mais Notícias
Mais artigosSE A MODA PEGA...
Companhia aérea vai cobrar para reclinar assentos
Nova configuração elimina reclinação em parte da frota e busca manter tarifas acessíveis
REVELAÇÃO
Especialistas afirmam que Jesus não se chamava Jesus
Segundo estudiosos, o nome original do Messias era Yeshua — e a versão atual surgiu após séculos de traduções e adaptações linguísticas.
REESTRUTURAÇÃO
Nestlé anuncia corte de 16 mil empregos, inclusive no Brasil
A Nestlé anunciou, nesta quinta, 16, um plano global de reestruturação que prevê o corte de 16 mil postos de trabalho em diversos países
DESTINO FORA DE SÉRIE
Ilha da Mucura: refúgio de água azul celeste para merecidas férias
Localizada no arquipélago de San Bernardo, a ilha é uma joia do Caribe colombiano, ideal para quem busca experiências naturais únicas..
REUNIÃO
Brasil e EUA discutem tarifaço nesta quinta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que o Brasil e os Estados Unidos realizarão uma reunião nesta quinta, 16, para tratar do “tarifaço”.
HOMICÍDIO
Mulher é condenada por matar namorada do ex após bloqueio em rede social
Ré alega legítima defesa, mas promotoria aponta impulso por ciúmes
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade