Notícias

Taquaruçu - o recanto das cachoeiras no Tocantins

Cachoeira do Roncador. Foto: Divulgação
Cachoeira do Roncador. Foto: Divulgação

Quando se fala no Tocantins, a primeira coisa que os turistas lembram é do badalado Jalapão. Mas, o estado vizinho do Pará tem outros recantos interessantes para se conhecer, um deles é Taquaruçu. O lugar é, na verdade, um distrito da capital Palmas, e fica distante 32 km do centro da cidade, com acesso pela rodovia estadual TO-030.

Taquaruçu é um convite à imersão na natureza e tem como principal atrativo as cachoeiras e trilhas, algumas com corredeiras. O nome do lugar é indígena e significa Taboca Grande, sendo uma homenagem ao rio que banha a região.

Considerado um dos povoados mais antigos do Estado, “Taquaras”, como é carinhosamente chamada, tem como cachoeiras mais conhecidas a do Escorrega Macaco e a do Roncador ou Roncadeira. Os passeios são feitos por visita guiada e é preciso pagar taxas, já que estão em uma Área de Preservação Ambiental em propriedades privadas e com visita controlada.

No Roncador, são 70 metros de altura em uma queda d’água que forma um bonito lago de água fria. Ao lado da cachoeira do Escorrega Macaco, chegam a passar por elas 400 visitantes por dia, no período da alta temporada, que é semelhante ao nosso, no Pará.

Cachoeira do Escorrega Macaco. Foto: Divulgação

Para chegar às cachoeiras é recomendado ter um bom preparo físico, mas nada de tão limitante. É preciso percorrer uma trilha, entre a mata, de aproximadamente 1.500 metros.

O distrito é um dos principais lugares escolhidos pelos moradores de Palmas para os passeios de final de semana. Como fica em uma região serrana, o clima em nada lembra o calor da capital tocantinense.

Outro atrativo local é a Pedra do Pedro Paulo. Por lá, é possível observar Taquaruçu do alto, afinal, são 800 metros de altura, no topo da Serra de Taquaruçu. O mirante permite uma visão panorâmica de toda a serra.

Vista da Pedra do Pedro Paulo. Foto: Facebook/Reprodução

Ao todo, existem 82 cachoeiras, além de paredões, grutas, córregos e mirantes. Os visitantes podem ter experiências como rapel, tirolesa e andar pelas trilhas, a pé ou de bicicleta, além de aliviar o calor da capital nas águas geladas das cachoeiras.

Além disso, é possível comprar artesanato local, com destaque para o Capim Dourado, com mandalas, biojoias e tudo mais que a imaginação dos artesãos tocantinenses permite. Por sinal, a prefeitura local anunciou este ano a criação de um centro de comercialização de produtos associados ao turismo, com o objetivo de alavancar ainda mais as visitas na região, oferecendo uma estrutura melhor para os visitantes.

Artesanato de Capim Dourado. Foto: Divulgação

Taquaruçu é um paraíso ‘roots’, para quem gosta de aventura e contato com gente simples. Para os que gostam de comodidade, também podem ir sem medo, afinal é um lugar coladinho com o centro da capital tocantinense e toda sua infraestrutura de cidade grande e planejada. Bote no seu radar!

Fale com o colunista: [email protected]



COMO CHEGAR 

De Ônibus:

Terminal Rodoviária de Palmas

Endereço: Av. Hélio, 125 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO

De Avião:

Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues

Endereço: Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n – Plano Diretor Estação Sul, Palmas – TO

(63) 3219-3700