Por Gerson Nogueira
O senador Jader Barbalho (MDB-PA) foi surpreendido, ontem, no Senado, com discurso do senador Jorge Kajuru (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB-GO) dirigido a ele. “Eu queria me dirigir aqui ao querido amigo e leal senador Jader. Ele se encontra? Por causa da minha visão. Ele se encontra?”, perguntou. Ao ser informado que Jader estava, explicou que esteve em audiência com o ministro das Cidades, Jader Filho, tratando de parcerias com o governo Lula para o Estado de Goiás para a construção de 1.216 casas para a população pobre.
PARABÉNS
“O senhor tem que ter, cada dia mais, orgulho de seu filho Jader Barbalho Filho, ministro das Cidades. O que mais me impressionou foi a agilidade do ministro, a educação dele e o atendimento que oferece aos parlamentares”, relatou Kajuru. “É importante que todos os senadores e deputados saibam que este Governo tem um ministro diferenciado, à disposição, com um sonho dos projetos habitacionais para todo o Brasil – além do Minha Casa, Minha Vida”. Finalizou, dizendo: “Parabéns, senador Jader, pelo seu filho”.
SUÍÇA
A Prefeitura de Belém recebeu, na terça-feira, 14, representantes do Consulado Geral da Suíça em agenda preparatória para a visita oficial do presidente da Câmara dos Deputados e da Assembleia Geral da Suíça, Martin Candinas, acompanhado de delegação parlamentar, marcada para o período de 20 a 24 de maio. O encontro com o cônsul geral da Suíça no Rio de Janeiro, Bernhard Furger, ocorreu na sede do Banco do Povo, com a presença do vice-prefeito de Belém, Edilson Moura.
BALANÇO
Ao fazer um balanço dos primeiros 70 dias do governo do presidente Lula, o senador Beto Faro (PT-PA) listou, em pronunciamento na Casa, algumas das iniciativas do Executivo para melhorar a vida da população. Destacou a recriação de programas sociais importantes, como o Bolsa Família e o habitacional Minha Casa, Minha Vida. Destacou, ainda, a mudança proposta na estrutura organizacional do Ministério das Relações Exteriores, criando a Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente, que incorporou o departamento dedicado à mudança do clima.
CADASTRO
A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) informa que hoje não haverá atendimento do serviço específico para o Cadastro Único (CadÚnico) nos centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Belém e na Central do CadÚnico. Segundo a fundação, o serviço estará temporariamente fechado ao público para manutenção do sistema operacional, visando o alinhamento a partir das mudanças definidas pelo Governo Federal, entre as quis as novas regras do programa Bolsa Família.
TREINAMENTO
Os servidores da Polícia Federal em Altamira realizam um curso de capacitação e treinamento no sistema QGIS. O curso foi ofertado em parceria com a UFPA, que cedeu o espaço e o corpo docente qualificado para as instruções. Ao fim desta semana, 14 novos policiais federais estarão habilitados a trabalhar com mais versatilidade no sistema, identificando focos de criminalidade com mais velocidade. O uso do sistema QGIS traz um diferencial ao combate a delitos e crimes relacionados com a área ambiental do Estado.
LINHA DIRETA
A Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), participa de 17 a 19 de março, em João Pessoa (PB), do 5º Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco – ECriativa. O evento vai debater e programar as atividades que serão empreendidas pelos participantes, em 2023.
O presidente do IBGE, Cimar Azevedo, visitará Belém na próxima semana, entre os dias 20, 21 e 22 de março, para cumprimento de agenda institucional relacionada à fase de Apuração de Dados do Censo 2022.
A Defensoria Pública entregou, na quarta-feira (15), a representantes da Equatorial Pará o certificado de boas práticas na efetivação do Programa de Apoio ao Consumidor Superendividado. É um reconhecimento à atuação da empresa junto com a DPE na resolução de dívidas e conciliações.
A Ufopa lançou edital destinado à seleção de candidatos oriundos de comunidades rurais, assentados da reforma agrária e assistidos pelo Incra, para o bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental (Besa). As inscrições começam no dia 20 de março e seguem até 9 de abril.
Cerca de 21 mil microempresas fecharam as portas no Pará no ano passado – quase 9% dos negócios ativos nesse segmento. Para discutir esse cenário, a Rede de Empreendedores Cristãos realiza o evento “Empreendedorismo no Brasil: cenários e desafios”, no auditório da Fiepa.
Terminam hoje as inscrições para as oficinas do Núcleo Curro Velho e da Casa da Linguagem. As vagas são limitadas. Serão ofertados 55 cursos em artes visuais, cênicas, verbais e musical. As aulas serão ministradas de 20 de março a 14 de abril.