Quem visita Salvador pela primeira vez invariavelmente pensa em lugares conhecidos pelos meios de comunicação e que fazem parte do imaginário popular. Como não lembrar do Pelourinho com o Olodum esquentando a torcida para os jogos da seleção na Copa do Mundo? Ou mesmo do Farol da Barra e Elevador Lacerda, outros símbolos da cidade conhecidos por todos? Pois bem, uma viagem para a capital da Bahia pode proporcionar ao viajante muito mais do que essas conhecidas experiências. Para esta primeira coluna sobre turismo, destaco dois lugares que valem muito a pena para quem quer fugir do roteiro comum dos guias de viagem.
O primeiro deles é o bairro de Santo Antônio Além do Carmo. O local tem sido cada vez mais procurado por turistas e, segundo os soteropolitanos, “tem esvaziado o Pelô”, com sua gama de opções de bares, cafés, galerias de arte e restaurantes com vista para a Baía de Todos os Santos em um cenário que remete ao Brasil Colônia e que, em muito, lembra o próprio Pelourinho, mas com uma ‘vibe’ mais “roots”.
A caminhada ladeira abaixo, ou acima, como preferir, pelas pedras portuguesas, entrega um casario colorido que contrasta com o vai e vem dos visitantes em busca de uma boemia antes mais restrita ao bairro do Rio Vermelho. Em meio às inúmeras opções, não deixe de visitar o Poró Restaurante. O espaço de gastronomia criativa fica na Rua Direita de Santo Antônio, com uma entrada discreta que leva até uma varanda onde o teto são sombrinhas coloridas que balançam ao sabor do vento que vem do mar. As mesas dispostas são convidativas a apreciar o cenário desenhado pela beira-mar e região portuária de Salvador com drinques e aperitivos, de encher os olhos até que venha o por do sol.
O Além do Carmo também virou queridinho das celebridades e foi o lugar escolhido por Bruno Gagliasso para passar uma temporada de gravações em Salvador. O ator alugou um casarão histórico no local. Mas não é preciso ter a grana dele para viver a experiência de se hospedar por lá. O bairro está cheio de hotéis e pousadas com preços que em nada diferem das regiões mais conhecidas da cidade e começou a “bombar” com a ajuda da atriz Regina Casé, que é dona de um imóvel nas imediações.
Quem gosta de balada no fim de semana também não vai se arrepender. As festas e ensaios tomam conta até mesmo do espaço dos fundos da Igreja de Santo Antônio Além do Carmo. Os ingressos, inclusive, servem para ajudar nas obras paroquiais e os cantores mandam até abraços para o padre responsável pelo local na hora dos shows.
O segundo lugar imperdível para desbravar Salvador é a Vila Brandão. A comunidade fica morro abaixo, ao lado do Largo da Vitória, no bairro da Graça, sendo vizinha ao condomínio-mansão onde mora o cantor Bell Marques. Prepare o tênis e uma roupa confortável para descer a escadaria e contemplar a paisagem da baía, antes de entrar em um minúsculo corredor onde fica localizado o Restaurante Cantinho da Jô. O lugar oferece uma das melhores moquecas da cidade e cerveja gelada por um “preço de comunidade” com vista para o mar. Sim, a maioria dos encantos de Salvador tem essa vista maravilhosa.
E se você prefere ver a metade do copo cheio, na volta para o hotel vai com a consciência tranquila, após queimar todas as calorias adquiridas em uma subida tão íngreme, sob o sol, que às vezes dá a impressão de que se vai cair!
(Fale com o colunista: [email protected])