Vazamentos de água podem passar despercebidos por semanas ou até meses, aumentando contas e causando danos estruturais em residências. E, para descobrir o vazamento, nem sempre é preciso quebrar paredes ou pisos para descobrir de onde vem a perda: existem métodos práticos e eficientes que ajudam a identificar o problema antes que ele se torne grave.
Uma forma simples de perceber vazamentos é observar o consumo de água. Se a conta vem mais alta do que o normal, mesmo sem mudanças no uso diário, pode haver algum ponto de perda.
Outros indícios da existência de vazamentos são a presença de manchas de umidade ou de mofo em pisos, tetos e paredes, barulhos estranhos dentro das tubulações, ou simplesmente um problema mais simples como o pinga-pinga de torneiras e chuveiros, que pode ser resolvido com uma simples troca de peças.
Outra dica é o teste do hidrômetro: desligue todos os registros de água da casa e verifique se o medidor continua girando. Caso continue, há vazamento no encanamento.Além disso, sinais visíveis podem indicar problemas e até mesmo para poder garantir sua detecção e seu conserto mais adequados.
Os vazamentos externos ocorrem quando estamos vendo nitidamente a avaria, seja um cano estourado, uma goteira pingando ou mesmo poças de água em algum canto do imóvel. Quase sempre são os mais simples e rápidos de detectar e consertar, evitando assim gastos desnecessários e até muito quebra-quebra na estrutura do local.
Tipos de Vazamentos
Já os vazamentos internos, geralmente, são os que mais ocorrem nas estruturas hidráulicas dos imóveis. São os mais complicados de localizar e reparar, especialmente para quem é leigo na área. Para garantir uma localização sem danos desse tipo de vazamentos internos, os técnicos da área usam aparelhos, como Geofone eletrônico, que captam avarias internas por meio de som, imagens e infravermelho.
Há também o oculto, aquele que não está facilmente visto a olho nu, e cuja origem precisa ser investigada mais a fundo. É diferente, por exemplo, de torneira e chuveiros pingando, ou do vaso sanitário escorrendo água por sua base. São os mais difíceis de serem localizados.
Em caso de suspeita, verifique:
1. Se o ponteiro do relógio de água gira sozinho após toda a rede ter sido fechada
2. Se as torneiras gotejam ou fazem barulho de sucção após fechadas
3. Se há umidade e bolhas entre paredes, pisos ou teto
4. Irregularidades no funcionamento do vaso sanitário pingando corante
5. Se o nível da água da caixa diminui após algumas horas do fechamento
6. Fazendo o teste de sucção da água no copo para encontrar desvios e vazamentos de água
Sinais
É importante ficar sempre atento para os sinais de vazamentos de água em seu imóvel, e assim evitar muitos prejuízos.
Como identificar e resolver os problemas?
Fique em alerta para detectar e consertar avarias hidráulicas em seu imóvel:
Goteiras
Goteiras – geralmente, há duas origens para goteiras: ou elas vêm de torneira e chuveiros defeituosos, ou de telhados com avarias. No primeiro caso, muitas vezes, a simples troca da peça com defeito já resolve em definitivo o problema. Se a avaria está no telhado, é preciso descobrir o ponto exato do que está provocando as goteiras para fazer um conserto rápido.
Infiltrações
Infiltrações – são consequências diretas de avarias em canos e tubulações com alguma avaria. Na maior parte das vezes, a detecção de infiltrações acontece quando o problema já se espalhou ou está bem grave. Por isso, qualquer sinal de manchas ou umidade em paredes, pisos e tetos precisa ser verificado com urgência.
Manchas
Manchas – ocasionadas por água acumulada são comuns em infiltrações não consertadas. Se aparecer alguma pequena mancha na parede ou teto, veja se ela seca e some, ou se permanece. Se sim, é preciso chamar técnicos de caça vazamentos para detectar a origem do problema.
Bolor
Bolor – no local do vazamento se deve ao acúmulo contínuo de água no lugar e que também pode provocar doenças sérias. Fique atento para evitar que o problema fique pior, garantindo o seu conserto imediato, e evitando gastos desnecessários.
Aumento de conta
Aumento de conta – conta de água que venha muito alta de forma repentina é tanto sinal, como consequência de vazamentos em canos e tubulações do local. Portanto, caso receba um conta muito maior do que o normal, verifique se existe algum outro sinal que denuncie a existência de vazamentos de água no local.