Por Gerson Nogueira
O Pará obteve um excelente resultado no levantamento que mede os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). O mês de fevereiro de 2023 apresenta o melhor resultado de toda a linha histórica, que é registrada desde 2010. Os índices que englobam os delitos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte apontam redução de 2,48% nos indicadores de CVLI, em todo o Estado, comparado ao mesmo período de 2022. O mês de fevereiro teve registro de 157 casos contra 161 no ano passado, segundo os dados da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup.
INCLUSÃO
Os bons resultados refletem o êxito das políticas de segurança pública implementadas pelo governo do Estado. Como órgão integrante do sistema de segurança pública, a Polícia Militar realiza, além das ações ostensivas e repressivas, iniciativas de cunho social, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência a Supervisão Militar Educacional, além de participar de projetos como o Usina da Paz (UsiPaz), que oferece serviços inclusivos para a comunidade mais carente e operações integradas com os órgãos que compõem o sistema de segurança pública paraense.
EDUCAÇÃO
Ao anunciar a professora Araceli Lemos como a nova secretária de Educação do município, o prefeito Edmilson Rodrigues informou ontem que ainda na atual gestão a prefeitura deverá pagar o piso nacional aos professores da rede municipal. Araceli assume a Semec em substituição à professora Márcia Bittencourt. Logo após ser apresentada, ela observou que quando a atual gestão começou o professor recebia 48% do piso nacional da categoria, mas hoje a prefeitura paga 87% do piso, após o reajuste de 18% concedido em janeiro passado.
DIGNIDADE
Um documento em elaboração na Polícia Militar vai orientar a abordagem a pessoas LGBTQIA+, garantindo respeito e dignidade, inclusive quanto ao uso correto do pronome de tratamento. O promotor militar Armando Brasil ordenou a abertura de um processo administrativo para coletar informações e subsidiar as novas normas. Ele pretende ampliar a consulta a psicólogos, ONGs de defesa da causa LGBTQIA+, Comando da PM e área de direitos humanos. O objetivo é colher informações necessárias para ajudar a zerar a incidência de abusos e erros de abordagem.
SUPORTE
Será hoje, às 10h, no salão de atos do Palácio do Governo, a entrega de equipamentos de informática a órgãos ambientais do Estado e dos municípios. São 16 impressoras multifuncionais, 42 notebooks, 47 nobreaks, 49 HDs externos, 47 GPS de navegação e 47 softwares, 1 GPS Geodésico, 80 Desktop com monitor e impressoras multifuncionais. O investimento, de cerca de R$ 2 milhões, vai beneficiar diretamente a Emater-PA e o Iterpa, além dos 20 municípios que aderiram ao Sistema de Licenciamento Ambiental (Sislam).
RECONHECIMENTO
Pelo terceiro ano consecutivo, a Great Place to Work (GPTW) reconheceu a Rede Mater Dei de Saúde, da qual faz parte do Hospital Porto Dias, em Belém, como uma excelente empresa para se trabalhar. O Selo GPTW é uma certificação mundialmente respeitada, que tem o objetivo de destacar empresas que são reconhecidas e indicadas por seus próprios funcionários. “A recertificação da Mater Dei é o resultado da parceria e do empenho de toda a nossa comunidade. São profissionais que fazem a diferença na vida daqueles que confiam em nossos serviços de saúde”, afirma o presidente da Rede Mater Dei, Henrique Salvador.
LINHA DIRETA
O ministro das Cidades, Jader Filho, prossegue em sua maratona pelo país para entregar unidades do programa Minha Casa, Minha Vida. A agenda de hoje será em Bertioga (SP), com a entrega de 600 apartamentos nos condomínios Flamboyant e Resedá, beneficiando 2.400 pessoas.
Três chapas concorrem à eleição da Unimed Belém, marcada para o fim de semana. Depois das turbulências internas vividas pela cooperativa nos últimos meses, a normalidade democrática vai se estabelecendo. A previsão é de uma disputa acirrada pelo comando da instituição.
O Judiciário se prepara para realizar a 23ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, de 6 a 11 de março deste ano, cuja programação inclui esforços concentrados para agilizar o julgamento dos casos de feminicídio e os processos relacionados à violência contra a mulher em todo o Estado.
Paralelamente, a semana terá ações pedagógicas, criadas para dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade. Na abertura, ocorrerá a roda de conversa “Violência Doméstica e Seu Impacto no Mercado de Trabalho: Por que as Instituições Devem se Preocupar Com Isso?”.
A desembargadora Ezilda Pastana Mutran tomou posse na terça-feira (28) como juíza substituta da Corte Eleitoral do TRE-PA, em cerimônia no gabinete da presidência. “Encaro essa escolha como um chamado e conto com a colaboração de todos para que possamos aplicar a Justiça verdadeira e desenvolver um serviço que faça a diferença”, afirmou Ezilda.