Notícias

Real Gabinete Português de Leitura, uma das bibliotecas mais bonitas do mundo

Salão principal do Real Gabinete Português de Leitura. Foto: Divulgação
Salão principal do Real Gabinete Português de Leitura. Foto: Divulgação

Ao visitar o Rio de Janeiro sempre fica a certeza de que é preciso voltar mais vezes para conhecer as diversas belezas da cidade. E elas são muitas, vão além das praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, da maravilhosa Vista Chinesa, do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar. Desta vez, a coluna destaca um lugar imperdível, que lembra a biblioteca da saga Harry Potter: o Real Gabinete Português de Leitura. O espaço fica localizado na Rua Luís de Camões, 30, no Centro da cidade e foi criado em 1837. 

Fachada do prédio que fica no Centro do Rio. Foto: Divulgação

O Real Gabinete tem um visual de tirar o fôlego, desde a fachada do prédio até o ambiente interno, com vários andares de estantes que fazem dele a maior e mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal. Para se ter uma ideia, o acervo, completamente informatizado, tem cerca de 350 mil volumes.

Lustre do salão principal. Foto: Luiz Octávio Lucas

Segundo as regras do Real Gabinete, algumas obras raras ou manuscritos podem ser consultadas por investigadores e especialistas, com autorização especial. Sobre o acervo geral, a consulta é permitida aos leitores no salão da biblioteca, com ajuda das bibliotecárias. Já os associados, em dia com a contribuição mensal, podem levar até 3 livros – desde que de edições posteriores a 1950 – como empréstimo a domicílio, pelo prazo máximo de 15 dias.

Exemplar de Os Lusíadas de 1670, autografado por Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Foto: Luiz Octávio Lucas

Entre as obras raras, constam nas estantes “Amor de Perdição”, manuscrito, de Camilo Castelo Branco; o “Dicionário da Lingua Tupy”, em manuscrito de Gonçalves Dias e “Os Lusíadas” de 1572, edição “prínceps”, que pertenceu à Companhia de Jesus. 

Salão principal do Real Gabinete Português de Leitura. Foto: Divulgação

O Real Gabinete abre as suas portas aos visitantes todos os dias úteis das 10h às 17h. A entrada é gratuita, permitindo ao público conhecer uma das mais belas bibliotecas do mundo. Você pode fazer uma visita virtual ao espaço, para ter uma ideia da grandiosidade dele e, claro, planejar sua futura visita! https://bityli.com/j4FHW 

BOAS NOVAS DO TURISMO LOCAL 

AZUL VIAGENS EM BELÉM

Ricardo Bezerra, gerente comercial Azul Viagens; Antônio Américo, diretor comercial da Azul Viagens; Patrícia Gomes, coordenadora de expansão da Azul Viagens; Fabiana Adorno, executiva da Azul Viagens; Warlino, executivo da Azul Linhas Aéreas; Paulo Oliveira e Marcelo Folhas, donos da loja Belém. Foto: Divulgação

A semana começa com duas boas notícias para o turismo local. A primeira veio da Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, que inaugurou sua primeira loja na região Norte do país em Belém, Pará. 

Com a nova loja, a Azul Viagens pretende expandir sua presença na região Norte do País, além de oferecer mais um ponto de atendimento para os Clientes. Ela fica localizada na região central da cidade, na avenida Cmte. Braz de Aguiar, 111, com atendimento de segunda à sexta, das 9h às 19h, e aos sábados das 8h às 13h. Ricardo Bezerra, gerente comercial da Azul Viagens, destaca a aposta na capital paraense. “A gente percebe uma demanda crescente na região, com os próprios voos da Azul que têm um hub no aeroporto de Belém”. 

Antônio Américo, diretor comercial da Azul, esteve presente na inauguração. “Já temos 18 destinos a partir de Belém, é o quarto hub da empresa, aqui no Pará. Temos Viracopos, Belo Horizonte, Recife e Belém”. 

AIR FRANCE LANÇA VOO BELÉM/CAIENA

A outra boa notícia veio da Air France. A companhia aérea francesa continua expandindo sua malha regional no Caribe e a partir de 5 de maio de 2023, introduzirá um voo semanal direto entre Belém e Caiena (Guiana Francesa). O voo decolará de Belém para Caiena, seguindo para Fort-de-France (Martinica) e depois Pointe-à-Pitre (Guadalupe), permitindo aos clientes viajar entre o Brasil e os países caribenhos franceses sem ter que realizar uma conexão.

O voo para Caiena será operado em um Airbus A320 com capacidade de 168 assentos (12 em Business, 156 em Economy) e equipado com Wi-Fi. As reservas foram abertas na última segunda-feira (23), e podem ser feitas no site airfrance.fr ou através de um agente de viagens.

Horários dos voos (horário local) – AF603: parte de Belém às 09:35, chega em Caiena às 11:10, aos sábados. AF602: parte de Cayenne às 15:40, chega em Belém às 17:15, às sextas-feiras. 

 


Fale com o colunista: [email protected]

Nos siga no Instagram: @colunadiariodebordo