Se você já montou um currículo ou está fazendo o seu para se candidatar em algumas vagas de emprego, provavelmente já ficou com dúvida sobre quais qualidades são relevantes para colocar no currículo, não é mesmo?!
Essa é uma questão recorrente, afinal, é ótima oportunidade para conquistar os recrutadores com nossas melhores habilidades, mas nem sempre é fácil escolher as opções certas.
Por isso, é essencial entender o que cada vaga pede e quais qualidades podem ser mais importantes para determinado cargo, sendo uma parte do documento que pode variar conforme o emprego que você está buscando.
Para ajudar você a descobrir as melhores qualidades para colocar no currículo, preparamos uma lista com todas que não podem faltar, confira a seguir!
Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, as disputas por uma vaga muitas vezes são decididas por detalhes e, sem dúvidas, as capacidades do candidato são um dos principais critérios de decisão.
Afinal de contas, são as habilidades e as competências que vão demonstrar do que aquela pessoa é capaz de fazer pela empresa. É por meio delas que você chamará a atenção do recrutador durante o processo de seleção e, então, conseguirá uma entrevista.
Dessa forma, é fundamental saber destacar suas principais qualidades conforme a vaga em questão, assim, você aumenta as chances do seu currículo ser escolhido em meio a tantos outros.
Qual a diferença entre soft e hard skills?
Dentre as qualidades e as competências que você pode colocar no seu currículo, existem dois tipos: as soft skills e as hard skills.
As primeiras são consideradas habilidades comportamentais, sendo mais difíceis de serem mensuradas e aprimoradas, porém elas são essenciais para entender como o candidato lida com as emoções e interage com outros colaboradores.
Já as hard skills ou habilidades técnicas estão relacionadas aos conhecimentos práticos que podem ser aprendidos em cursos, formações, conteúdos online, livros e com a experiência profissional. Um exemplo é o domínio de uma segunda língua, como o inglês.
📢 Acesso o site da Catho e candidate-se a vagas de emprego sem custo algum e por tempo ilimitado!
Quais são as principais qualidades para colocar no currículo?
Agora que entendemos por que você deve colocar suas habilidades no currículo e a diferença entre os tipos de competência, é hora de descobrir quais são as qualidades que não podem faltar no seu. Confira a seguir:
1. Proatividade
A proatividade é a capacidade de tomar a iniciativa e assumir responsabilidades pelas suas próprias escolhas sem que seja necessária outra pessoa pedir por aquilo.
Os profissionais proativos são muito requisitados atualmente pelas empresas, já que eles demonstram a habilidade em se antecipar aos problemas e resolvê-los com agilidade.
2. Inteligência emocional
Os funcionários com uma alta inteligência emocional conseguem lidar muito melhor com as emoções e as situações da rotina de trabalho, garantindo um ambiente corporativo mais saudável.
Isso impacta na produtividade e na satisfação dos outros colaboradores também, sendo uma qualidade muito respeitada na atualidade.
3. Liderança
Essa é outra competência muito buscada pelos recrutadores hoje em dia, além de ser uma habilidade importante para todos os tipos de colaboradores.
Afinal, ela não serve somente para os cargos de gestão, já que os demais funcionários que possuem essa soft skill conseguem liderar os seus colegas e mantê-los motivados durante o trabalho.
Por isso, desenvolver a sua capacidade de liderança é uma ótima forma de aumentar as suas chances de conseguir entrar nas melhores vagas.
4. Criatividade
Os profissionais criativos inovam dentro da empresa, trazem novas soluções para problemas antigos e ideias para criar processos mais otimizados.
Para empresas que atuam com inovação e criação, esse traço é um dos mais procurados pelos recrutadores, afinal, essa será uma característica bem importante.
5. Flexibilidade
A flexibilidade é outra qualidade muito apreciada nos currículos e, até mesmo, é colocada como um requisito em determinadas vagas.
Ela consiste na habilidade que o candidato possui em se adaptar aos diferentes cenários e mudanças que podem acontecer na empresa, sendo um profissional que consegue manter as entregas mesmo com tantas alterações.
6. Comunicação
Uma boa comunicação é essencial para evitar ruídos, conflitos e falhas durante os processos, garantindo que todas as informações fluam de maneira adequada no ambiente corporativo e as entregas sejam feitas corretamente.
Saber falar bem e ouvir de forma clara é uma habilidade fundamental e que você precisa desenvolver, seja qual for o cargo que almeja.
7. Comprometimento
O comprometimento também é muito procurado pelos recrutadores nos currículos. Essa qualidade demonstra que o candidato se compromete com os objetivos e a missão da empresa, colocando todas suas habilidades e foco para realizar as entregas necessárias.
Você já colocou alguma dessas qualidades no seu currículo anteriormente? Elas são muito importantes para demonstrar aquilo que a empresa pode esperar de você e das suas entregas.
E se quiser aprender muito mais sobre como conseguir as melhores vagas de emprego e alavancar a sua carreira, continue navegando em nosso blog e confira os outros conteúdos.