LAZER

Público curte o Parque da Cidade, que fechará temporariamente

O Parque da Cidade, no bairro da Sacramenta, em Belém, vai fechar na quinta-feira, 31. Porém, o fechamento é provisório.

O novo espaço de lazer de Belém, o Parque da Cidade, será fechado temporariamente ao público a partir do início do mês de agosto.
O fechamento tem o intuito de dar início à montagem da infraestrutura da “Blue Zone” ou “Zona Azul”, área destinada às negociações entre chefes de Estados e demais autoridades durante a Conferência das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima (COP-30). Local: Parque da Cidade. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

O Parque da Cidade, no bairro da Sacramenta, em Belém, vai fechar na quinta-feira, 31. Porém, o fechamento é provisório, pelo menos até o fim da COP-30, em novembro. A medida se faz necessária porque o parque será utilizado como a Blue Zone — espaço reservado para negociações e eventos envolvendo chefes de Estado e de governo que participarão da conferência climática. A administração do Parque da Cidade, que hoje é feita pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult), passará para a Organização das Nações Unidas (ONU), de 1º de agosto até o término da COP.

“Vai fechar?” Essa foi a reação assustada de Karla Nascimento, 31 anos, corretora de imóveis, ao saber que o espaço ficará temporariamente sem acesso ao público. Ontem, 28, foi a primeira vez que ela e a tia, Cleide Platon, 70, visitaram o local. “Achei a arborização daqui muito bonita. A organização também é muito boa e a questão da acessibilidade é importante. Esses carrinhos de golfe para quem tem problema de mobilidade são fundamentais”, comenta Karla. “Eu gostei de tudo. E hoje, na minha idade, costumo admirar muito a natureza. Então gostei especialmente da arborização, das plantas. Isso me chama muito a atenção”, acrescenta Cleide.

Roseane Tavares, 37, vendedora, levou a filha Maria Clara, 7, para brincar pela primeira vez. “Infelizmente vai fechar, mas deu tempo de conhecer. Achei ótimo, excelente”, afirma.

Cleide Platon e karla Nascimento. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Skatistas Sentirão a Ausência do Parque da Cidade

Os skatistas devem sentir ainda mais a ausência do parque no período pré-COP. O local abriga a maior pista de skate do Estado e uma das maiores do Brasil. Belém ainda possui poucos espaços dedicados à prática do esporte, explica Matheus Renato, 26, professor de educação física. “Vim na inauguração. Já andei em pistas de fora e sempre quis que Belém tivesse algo desse nível. A pista tem um padrão muito bom, com obstáculos bem feitos”, avalia. Ele conta que estava de férias do trabalho neste mês e aproveitou bastante o local. Agora, no segundo semestre, apesar do fechamento do Parque da Cidade, pretende continuar praticando em Benevides, onde há uma grande pista de skate na Praça da Cohab. “Perto dessa, é difícil. Em Belém, não tem. As pistas anteriores são bem pequenas. O skate em Belém sempre foi um esporte difícil de manter: falta pista, faltam obstáculos nas ruas, enfim. A pista de Benevides é muito boa. Pretendo ir nas minhas folgas”, completa.

Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.