INVESTIMENTO

Prefeitura autoriza início de obras nas UBSs Baía do Sol e Carananduba

Unidades vão passar por reformas e melhorias para garantir mais qualidade no atendimento à população de Mosqueiro

Na UBS do Carananduba, as obras beneficiarão diretamente cerca de 2 mil moradores da região, que usam mensalmente os serviços da unidade.
Na UBS do Carananduba, as obras beneficiarão diretamente cerca de 2 mil moradores da região, que usam mensalmente os serviços da unidade.

Belém e Pará - A saúde pública no distrito de Mosqueiro está recebendo um reforço importante. Duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Carananduba e Baía do Sol, estão sendo reformadas como parte dos investimentos do programa Requalifica UBS, do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Belém, com execução coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Nesta terça-feira (15), o prefeito Igor Normando, a governadora Hana Ghassan, o secretário Rômulo Nina, entre outras autoridades, assinaram oficialmente a ordem de serviço que autoriza e reforça a execução das obras, compromisso da gestão municipal com a melhoria da rede de atenção básica, especialmente nos distritos.

Prefeito Igor Normando, junto com a vice-governadora Hana Ghassan, assinam ordem de serviço das UBSs do Carananduba e Baía do Sol, em Mosqueiro

“Investir em saúde básica é garantir que o cuidado comece perto de casa, com dignidade, estrutura e respeito. Estamos requalificando essas unidades para cuidar melhor de quem vive e trabalha em Mosqueiro. São apenas 7 meses de gestão, e não esquecemos da nossa bucólica ilha, que merece todo o cuidado depois de anos de abandono”, afirmou o prefeito Igor Normando.

Estrutura nova para um cuidado mais eficiente

Na UBS do Carananduba, as obras beneficiarão diretamente cerca de 2 mil moradores da região, que usam mensalmente os serviços da unidade. A reforma inclui revitalização completa das redes elétrica e hidráulicamodernização dos consultórios, salas de atendimento, recepção, farmácia e áreas externas, além de adaptações para acessibilidade e segurança.

A unidade, que teve a última intervenção em 2021, já está com cerca de 30% da obra executada, com investimento de R$ 732.534,62. “Estamos avançando em uma saúde pública mais acolhedora e resolutiva. As reformas trazem mais dignidade tanto para os usuários quanto para os profissionais de saúde”, destacou o secretário municipal de Saúde, Dr. Rômulo Nina.

Unidade Baía do Sol também em transformação

Na UBS da Baía do Sol, as obras também seguem avançando, com cerca de 25% de execução. Com investimento de R$ 589.779,53, a unidade atende cerca de mil pessoas por mês e também está recebendo modernização completa da infraestrutura, garantindo melhorias nos ambientes internos e externos.

UBS da Baía do Sol também com a ordem de serviço autorizada pela gestão municipal

“É uma satisfação testemunhar essa valorização da Prefeitura de Belém, com a nossa querida ilha de Mosqueiro. São ordens de serviço para duas Unidades Básicas de Saúde, que mostram a preocupação da gestão municipal com a querida população do distrito, mas que vai beneficiar também turistas, já que aqui é um dos nossos principais pontos turísticos da cidade”, disse Hana Ghassan, vice-governadora.

Mais acesso, mais cuidado

As intervenções nas unidades de Mosqueiro fazem parte de uma política municipal de valorização da Atenção Primária à Saúde, levando atendimento de qualidade para mais perto da população, especialmente nas regiões mais afastadas da área central de Belém.

Nesse contexto, o prefeito de Belém destacou, ainda, a obra de reforma do Hospital Geral de Mosqueiro (HGM), que vai melhorar a estrutura, segurança, conforto e eficiência. “É um trabalho que não para na rede municipal de saúde, e Mosqueiro está incluída nesse processo de ampliação dos serviços, que envolve as UBSs e o hospital Geral”, enfatizou.