Por Gerson Nogueira e Carol Menezes
Uma aposta inusitada tem agitado Itaituba neste segundo turno das eleições. O prefeito Valmir Climaco firmou o desafio com um dos mais prósperos empresários da região. Se Lula vencer o pleito deste domingo, o prefeito leva um avião bimotor avaliado em R$ 2,5 milhões. Se Bolsonaro se reeleger, o empresário fatura uma aeronave de igual valor. A notícia da aposta se espalhou pela internet e virou notícia até em sites do Sul e Sudeste. Não foi a primeira incursão de Climaco nessa área. No primeiro turno, ele apostou (e levou) R$ 200 mil com outro empresário cravando a vitória de Lula.
MILITARES
Diante da insistente divulgação apócrifa que circulou em grupos de WhatsApp sobre o suposto aquartelamento das tropas da PM no dia da eleição, a Promotoria de Justiça Militar voltou a se manifestar ontem, informando que não há fundamento no boato. Já começaram a ser identificados os grupos bolsonaristas responsáveis pela informação falsa. Na verdade, os militares estão em regime de prontidão e o revezamento nas escalas, em turnos de seis horas, permitirá que todos possam votar normalmente, como aconteceu no primeiro turno das eleições.
ALERTA
O acumulado de alertas do desmatamento de janeiro até o dia 21 de outubro na Amazônia Legal foi de 9.277 quilômetros quadrados, segundo dados divulgados na sexta-feira (28) pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). É a pior marca da série histórica anual do Deter, o sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real do instituto. O índice leva em conta o período de janeiro a dezembro. Faltando dois meses para o fim do ano, a marca já superou até mesmo todo o ano de 2019, a pior taxa até então, quando os alertas de desmate chegaram a 9.178 km².
HISTÓRICO
Quem acompanhou o debate presidencial de sexta-feira deve ter ficado em dúvida quanto aos números sobre o desmatamento da Amazônia. Lula disse que seu governo registrou o menor índice; Jair Bolsonaro afirmou que o período lulista teria tido o dobro do desmatamento atual. A verdade, segundo dados do Inpe, é que Lula reduziu os índices em 70%, entre 2002 e 2011. No governo Bolsonaro o desmatamento aumentou em 73%. A paralisação e o retrocesso de medidas contra a perda de floresta fizeram com que os números retrocedessem em 15 anos.
ASSÉDIO
Atento ao crescente número de denúncias de assédio eleitoral no ambiente de trabalho, o Ministério Público do Trabalho (MPT PA-AP) montou esquema especial de atendimento neste fim de semana. A sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, em Belém, e as Procuradorias do Trabalho em Marabá, Santarém e Macapá funcionarão em sistema de plantão presencial, de 8h às 17h. Procuradores e servidores estão mobilizados para receber as denúncias e dar seguimento à investigação dos casos, acionando a força policial, se for o caso.
VIOLÊNCIA
Durante a campanha do segundo turno das eleições, a Anistia Internacional Brasil registrou duas situações de violência com motivação política por dia em todo o país, um aumento de 40% em comparação com o primeiro turno. O dado consta do documento “A intimidação como método”. Foram, ao todo, 59 registros, identificados entre os dias 2 (dia da eleição) e 26 de outubro. A maior parte de ocorrências (19%) foram ataques às urnas eletrônicas, agressões a servidores e voluntários em serviço na eleição, assédio às pessoas que votam e violência doméstica por motivação política.
LINHA DIRETA
O Tribunal Regional Eleitoral reforça que é falsa a informação de que pelo aplicativo Pardal não seria possível enviar queixas referentes a quatro agremiações partidárias: Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Rede Sustentabilidade (Rede).
Na verdade, o app não só está preparado como vem recebendo denúncias contra todos os candidatos e partidos políticos sem distinção. O assunto, inclusive, já consta da página Fato ou Boato, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), criada em 2020 para ampliar o esclarecimento de informações relacionadas ao processo eleitoral.
O deputado estadual Carlos Bordalo (PT) solicitou fiscalização ao MP estadual e ao Procon para assegurar o cumprimento da lei de sua autoria que trata sobre a obrigatoriedade de bares, restaurantes e casas noturnas de prestar auxílio e adotar medidas de segurança à mulher que se sinta em situação de risco nestes locais.
A solicitação foi feita por conta do recente caso de violência contra uma advogada em uma casa de shows na Cidade Velha, na madrugada do domingo (23).
Em função da realização do segundo turno das Eleições 2022, hoje museus e memoriais da Secult, bem como o Theatro da Paz, permanecerão fechados. Já a Estação Cultural de Icoaraci e o Parque da Residência funcionam entre 9h e 17h. O Porto Futuro fica aberto das 6h às 22h, mas terá acesso encerrado às 21h30.