Por Gerson Nogueira e Carol Menezes
Iniciativa do Instituto Escolhas, em parceria com a Prefeitura de Belém, mostra que a agricultura praticada na capital paraense pode chegar a 19 mil toneladas de legumes por ano, alimentando 1,7 milhão de pessoas e suprir outras 950 mil com bebida de açaí, além de gerar 3,2 mil empregos. É o que mostra o estudo “Os desafios e o potencial da agricultura urbana e periurbana em Belém”, lançado ontem, 14. Os principais dados estão disponíveis em uma plataforma interativa, dividida em oito seções, que convida o usuário a entender como se configuram as relações de produção, abastecimento, comercialização e consumo em Belém.
MODELOS
A pesquisa identificou, ainda, espaços adequados para o desenvolvimento da agricultura no espaço urbano de Belém, mapeando áreas não edificadas, terrenos não utilizados ou subutilizados que podem ser ocupados pela produção de alimentos. Os números mostram o grande potencial da agricultura em território belenense, que pode abastecer toda a sua população com legumes e verduras que hoje são importados de outros Estados. Já os principais desafios identificados encontram-se no âmbito da regularização da atividade, do elevado custo logístico e do baixo acesso a assistência técnica e crédito.
ECOCÍRIO
A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) voltou a realizar neste ano o projeto Ecocírio nos eventos do Círio ao longo do ano. Na Trasladação e no Círio foram coletadas em torno de 50 toneladas de recicláveis pelos catadores. A coleta vai acontecer também durante as procissões da juventude, hoje (15), e das crianças, no domingo (16). Mais de 180 catadores de oito cooperativas participaram da coleta, arrecadando garrafas pet, copos e latas de alumínio. A DFN disponibilizou cestas para coletar itens. A partir daí, o material vai para as cooperativas participantes para seleção e destino.
CIRCULAR
Museus do Estado estarão abertos em mais uma edição do projeto Circular neste fim de semana. No domingo (16), todos os equipamentos que fazem parte do Sistema Integrado de Museus e Memórias (Simm) da Secretaria de de Cultura (Secult) estarão abertos gratuitamente para mais uma edição do projeto Circular. Irão funcionar, de 9h às 17h, os seguintes espaços: Centro Cultural Palacete Faciola, Museu do Círio, Museu de Arte Sacra, Casa das Onze Janelas, Memorial Amazônico da Navegação, Museu do Encontro, Museu de Gemas, Memorial do Porto e Memorial Verônica Tembé.
PESCA
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (Semas), publicou na terça-feira (11) no Diário Oficial do Estado (DOE) instrução normativa com procedimentos para homologação de acordos de pesca implementados nas Unidades de Conservação (UC), principalmente em localidades onde há conflitos entre pescadores. O objetivo, além do ordenamento e proteção das espécies, é garantir o gerenciamento do uso racional dos recursos pesqueiros do Estado. O Pará é o maior produtor nacional de pescado.
REGRAS
Os acordos de pesca são essenciais para a geração de renda dos ribeirinhos, pois é através deles que são definidas as regras para manter a atividade tradicional nas comunidades pesqueiras e a proteção do meio ambiente. Conforme a instrução normativa nº 02, de 7 de outubro de 2022, os acordos firmados em área geográfica pertencente à Unidade de Conservação, sob gestão do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), serão todos homologados.
LINHA DIRETA
Segundo dados do Ministério da Saúde, pouco mais de 53% do público-alvo para a vacina contra Influenza em Belém buscou a imunização. Isso pode ajudar a explicar a corrida aos serviços de Urgência e Emergência em hospitais públicos e privados nas últimas semanas.
Ontem à tarde, um grande hospital particular situado na avenida Almirante Barroso estava lotado de pacientes se queixando de fortes sintomas gripais, e o tempo de espera para atendimento chegou a ser de três horas e meia. Dos quase 494 mil aptos a se vacinar, apenas 262,3 mil buscaram a proteção.
O deputado estadual reeleito Ângelo Ferrari (MDB) registrou boletim de ocorrência na terça, 11, contra o prefeito de Oriximiná, Delegado Fonseca (PRTB), acusando-o de tentativa de homicídio. O irmão do gestor municipal, que tentou se eleger para a Alepa pelo município e perdeu, também é citado no episódio. A situação ocorreu logo após uma agenda do governador Helder Barbalho, da mesma sigla, na cidade.
O Detran informa que a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Ananindeua está em reforma, com o objetivo de aprimorar o atendimento à população do município. Os usuários com serviços de veículo e habilitação agendados para o local deverão se dirigir à Estação Cidadania localizada no shopping Metrópole.
Abaetetuba foi o único município paraense selecionado para a construção de uma Escola Municipal do Campo, fruto de parceria da prefeitura junto ao Consulado do Japão no Pará. Após rigorosa seleção, a gestão municipal executará em 12 meses a obra de construção da unidade para atender Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA, na comunidade Maringá.