Notícias

Posse de Jader Filho como ministro foi uma aclamação (04/01/2023)

Jader Filho foi empossado como ministro das Cidades. Foto: Nilton Lobato
Jader Filho foi empossado como ministro das Cidades. Foto: Nilton Lobato

Por Gerson Nogueira e Carol Menezes

Foi uma aclamação a cerimônia de posse de Jader Barbalho Filho, ontem, no Ministério das Cidades. Transmissão de cargo mais concorrida do dia na Esplanada, em Brasília, muita gente teve que ficar do lado de fora do auditório, o que obrigou a instalação de dois telões para que todos pudessem acompanhar e aplaudir a solenidade. Pesos-pesados da política e autoridades de todos os partidos prestigiaram o ato, com destaque para cinco governadores e toda a cúpula do MDB, à frente o presidente Baleia Rossi, e nomes históricos, como o ex-presidente José Sarney, que ficou ao lado de Jader Filho e do senador Jader Barbalho.

EMOÇÃO

O discurso de Jader ao ser entronizado no cargo de ministro foi muito elogiado. Arrancou aplausos gerais ao destacar sua preocupação com o drama das famílias sem-teto perambulando nas grandes cidades. A emoção que transmitiu contagiou a todos, principalmente quando citou a mãe, deputada federal Elcione Barbalho (MDB), e o pai, senador Jader. O novo ministro foi aplaudido por representantes de entidades como Conam, MTST, União Nacional por Moradia Popular e Contag, juntamente com os também ministros Aloizio Mercadante, Renan Filho e Simone Tebet.

PRIORIDADE

Pasta estratégica e importante para o amplo projeto de reconstrução nacional delineado pelo presidente Lula, o Ministério das Cidades que Jader Filho assumiu ontem tem como prioridade a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, praticamente abandonado nos últimos quatro anos. “Vamos imediatamente localizar as obras que estão paralisadas, e tem algo em torno de R$ 10 bilhões para esta rubrica, e vamos trabalhar imediatamente para que o Minha Casa, Minha Vida possa voltar efetivamente”, prometeu o novo ministro.

SANEAMENTO

O novo ministro das Cidades disse também, em seu pronunciamento, que tem como meta fortalecer o Programa Nacional de Saneamento Básico e que a gestão “não vai limitar o orçamento privado”, defendendo investimentos públicos em áreas periféricas do país. Jader prometeu também “aportes públicos” na mobilidade urbana para conter o aumento nas passagens. “Além da volta do orçamento direto, via orçamento da União, será necessário ampliar investimentos”, observou.

CONSÓRCIO

O governador Helder Barbalho será empossado hoje, às 11h30, no cargo de presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL) para o exercício de 2023. O evento será realizado na sede do Consórcio, em Brasília, no Setor de Autarquias Sul, com as presenças confirmadas do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, além de governadores dos demais Estados amazônicos membros do CAL. O ato de posse também será transmitido ao vivo pelo canal do Consórcio no YouTube.

RECONHECIMENTO

Convidada para a posse da ministra Margareth Menezes, Úrsula Vidal, ex-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Cultura, recebeu em Brasília o reconhecimento de figuras ilustres da luta cultural, como a deputada Jandira Feghali, relatora e articuladora da Lei Aldir Blanc e autora da Lei Aldir Blanc 2. Úrsula integrou o Grupo de Trabalho responsável, na transição, pelo redesenho da política cultural e pela proposta de refundação do Ministério da Cultura, garantindo investimento permanente e fortalecendo a gestão da cultura em estados e municípios.

TITULAÇÃO

A Prefeitura, através da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) prepara para o aniversário de Belém, no próximo dia 12, a entrega de 300 títulos de propriedade de interesse social para os moradores do bairro de Fátima. Desde o início da execução da política municipal de regularização fundiária, que conta com a parceria do Governo do Estado, mais de 10 mil famílias já foram beneficiadas e a meta da Prefeitura de Belém é até o final de 2023 alcançar 15 mil imóveis regularizados nas áreas da periferia da capital.

INDÍGENAS

Estão abertas até 4 de janeiro as inscrições para o edital do Programa Indígena de Permanência e Oportunidades na Universidade (Pipou), promovido pela Vale e o Instituto Sociedade População e Natureza. O Pipou apoia a permanência de estudantes indígenas em universidades públicas e privadas. Serão disponibilizadas 55 bolsas de R$1 mil/ mês, além da doação de um computador portátil para cada estudante. Além do auxílio financeiro, o programa oferece acompanhamento pedagógico, com a promoção de debates e reflexões que contribuam para o acesso a direitos.

LINHA DIRETA

O Procon/PA volta às ruas de Belém hoje, quarta-feira, 4, para fiscalizar postos de combustíveis e averiguar se houve reajuste dos preços pelos estabelecimentos, mesmo depois da desoneração de impostos feita pelo Governo Federal.

Durante entrega da orla de Peixe-Boi, no nordeste paraense, dia 31, o governador Helder Barbalho (MDB) deixou avisado que quando voltar para inaugurar os primeiros 5 quilômetros da estrada da vila de Tauarizinho, na mesma cidade, já deixa assinado convênio para pavimentar o restante.

Durante a mesma agenda, Helder garantiu também que passado o período de chuvas intensas, lá por abril, ele quer viabilizar a construção da ponte que liga Peixe-Boi à vila.

De 5 a 7 de janeiro, os candidatos aprovados no Prosel Especial Forma Pará da Uepa devem realizar a matrícula inicialmente por meio de um cadastro on-line no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas. O edital de matrícula está disponível em www.uepa.br

Para fazer a manutenção corretiva e outros serviços na rede, a Cosanpa interrompe o fornecimento de água nesta quarta-feira, 4, às 22h30 até as 2h30 do dia 5, quinta-feira, nos bairros do Comércio, Campina, Cidade Velha, Reduto, Batista Campos, Jurunas, Umarizal, Nazaré, Guamá, Cremação e Condor.

Pelo 7º ano consecutivo, o Hospital Geral de Tailândia renovou a certificação Cozinha Green do programa Green Kitchen, da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente. O programa é desenvolvido para oferecer, além de saborosa, uma refeição de qualidade, livre de aditivos químicos.

Termina na sexta-feira, 6, o recesso forense do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, iniciado ainda no dia 20 de dezembro. Até lá, as unidades da Justiça Eleitoral da capital e do interior do estado funcionam em regime de plantão para atendimento ao público no horário de 9h às 12h, de segunda a sexta-feira.

Seis em cada dez brasileiros (64%) acreditam que o modelo econômico do país é manipulado para favorecer os mais ricos. O número foi obtido através da pesquisa “Broken-System Sentiment in 2022”, feita pela Ipsos em 28 países. Apesar de ter um alto índice, o dado do Brasil acompanha a média mundial, que também é de 64%. A Romênia, com 78%, lidera o ranking.