DIÁRIO NA EUROPA

Portus Cales: a Casa da Mãe-terra é aqui

Confira imagens da Cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, dois municípios separados (ou seria unidos?) pelo Rio Douro.

Confira imagens da Cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, dois municípios separados (ou seria unidos?) pelo Rio Douro..Fotos: Divulgação
Confira imagens da Cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, dois municípios separados (ou seria unidos?) pelo Rio Douro..Fotos: Divulgação

Por: Sérgio Augusto do Nascimento

Quando eu tinha 12 anos de idade, já conhecia os poemas de Fernando Pessoa, reconhecia a voz de Teresa Salgueiro e sabia a escalação do Futebol Clube de Porto. Não tinha, porém, como imaginar que quase 40 anos depois estaria morando em Portugal e justo na Invicta.

Naquele meu começo de adolescência, nas ruas do bairro do Reduto, com centenas, milhares de portugueses e luso-descendentes, não era difícil estar por dentro da cultura portuguesa. E então certo dia bateu a curiosidade e perguntei a uma vizinho: o que significa Portugal?

Ele era uma pessoa de bom coração mas sem muita quilometragem nos bancos escolares. Era formado na respeitada “escola da vida” mas não soube responder minha pergunta. “Para mim, é mais importante saber o que significa pagar as contas, ó miúdo”. E ele estava certo.

Como ainda estava sem resposta, não existia o “Santo Google” e internet era coisa da Nasa ou filme de ficção científica, então só me restava correr pro dicionário ou alguma enciclopédia e procurar na letra “p”.

E então lá pelas tantas, folheando a “Barsa”, descobri que Portugal tem um significado dos mais poéticos e que orgulharia Luís Vaz de Camões. Do alto dos meus 13 anos incompletos, aprendi que, numa tradução aprofundada, quer dizer: Casa ou Abrigo da Mãe-Terra.

A definição não poderia ser melhor. São duas palavras, na verdade: Portus e Cales. É um casamento de letras e também de cidades. Na galeria que disponibilizamos para ti, aqui no DIÁRIO NA EUROPA, há imagens da Cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, dois municípios separados (ou seria unidos?) pelo Rio Douro.

Porto significa casa, abrigo, e Cales tem origem na Galécia romana, região que atualmente corresponde à Galícia, no noroeste da Espanha, e que hoje faz fronteira com o norte de Portugal.

Com o tempo, tornou-se Gaia. E Gaia, na mitologia grega, é a mãe que fertiliza a natureza. Por falar em mitologia, os romanos construíram muito do patrimônio que chegou aos nossos dias, em Portugal e boa parte da Europa.

Sabe-se, por exemplo, que a Cidade do Porto já existia no século VIII antes da Era Cristã. Quando paro e penso que descobri isso aos 12 pra 13 anos é a mesma sensação de quando faço as contas e chego à conclusão que o solo que hoje é a casa deste que vos escreve já é habitado há pelo menos……..2.800 anos.

Como é bom viver na Casa da Mãe-terra!

*Sérgio Augusto do Nascimento é um jornalista paraense que vive em Portugal. Foi repórter e editor e hoje é correspondente do DIÁRIO na Europa.