A Prefeitura de Belém inaugura nesta quinta-feira, 9 de outubro, às 19h30, o Polo Gastronômico do Mercado de São Brás, totalmente restaurado e modernizado. O espaço passa a contar com bares, restaurantes, lojas e serviços, beneficiando diretamente 86 autorizatários selecionados por meio de edital e chamamento público.
Com subsolo, dois mezaninos e ampla área de convivência, o mercado agora dispõe de estacionamento, sistema de climatização, exaustão e segurança de última geração, mantendo ao mesmo tempo o conjunto arquitetônico que preserva sua identidade histórica.
Projetado em 1911 pelo arquiteto italiano Filinto Santoro, símbolo da Belle Époque de Belém, o Mercado de São Brás ressurge como um dos principais equipamentos urbanos da capital paraense, reunindo economia criativa, gastronomia e cultura amazônica.
A obra integra o pacote de requalificação urbana executado pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (CODEM) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDCON), com apoio do Governo Federal e financiamento da Itaipu Binacional.
Preparativos para a COP30
O Polo Gastronômico é mais um investimento estratégico da gestão municipal em preparação para a COP30, que será realizada em Belém em 2025.
Serviço:
Entrega do Polo Gastronômico do Mercado de São Brás
Data: quinta-feira, 9 de outubro de 2025
Horário: 19h30
Local: Av. José Bonifácio, s/n – São Brás, Belém/PA
Realização: Prefeitura de Belém | CODEM | SEDCON