Notícias

PF desmobiliza garimpos perto de torres de transmissão (12/11)

Foto: PF/divulgação
Foto: PF/divulgação

Por Gerson Nogueira e Carol Menezes

A Justiça Federal em Marabá expediu 10 mandados de busca e apreensão que autorizaram a Polícia Federal a deflagrar, nesta quinta-feira (10), operação destinada a inutilizar máquinas nas proximidades da linha de transmissão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A Operação Curto-Circuito é uma referência ao risco de desabastecimento de energia elétrica que a atividade ilegal traz a cerca de 70 milhões de brasileiros. Após o cumprimento dos mandados, a Polícia Federal informou que foram inutilizadas 14 pás carregadeiras, dois caminhões e vários britadores na região.

OPERAÇÃO

Também foram apreendidos oito caminhões, cinco deles levados à Delegacia de Marabá. Os outros três ficaram com fiéis depositários, visto que não foi possível levar ou destruir os veículos. A operação autorizada pela 2ª Vara da Justiça Federal em Marabá foi coordenada pela Delegacia da PF na região e mobilizou mais de 170 profissionais, com apoio da Secretaria de Operações Integradas, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Também houve apoio da Força Nacional de Segurança Pública, do Ibama, da Agência Nacional de Mineração e da Abin.

ECONOMIA

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) realiza na próxima semana a cerimônia de lançamento de três produtos de alto impacto da fundação: o relatório do produto interno bruto (PIB) do Pará 2020, o radar de indicadores das regiões de integração e o mais novo anuário estatístico do Estado, referentes ao ano de 2022. Os lançamentos fornecerão novos dados e informações à sociedade paraense referentes aos eixos sustentáveis, econômicos e produtivos. O evento está previsto para a próxima quinta-feira, 16, no Teatro Estação Gasômetro, das 9h30 às 12h.

MULHERES

O projeto desenvolvido por ONU Mulheres, Open Society Foundations, Prefeitura de Belém e Funpapa foi apresentado durante a XV Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe na quarta-feira (9), no painel “Entre os tecidos sociais e o Estado: experiências territoriais e comunitárias de cuidado”. A conferência abordou o tema “A sociedade do cuidado: horizonte para uma recuperação sustentável com igualdade de gênero”. O projeto desenvolvido em Belém foi apresentado na XV Conferência Regional por Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres no Brasil.

SEQUELA

Além do recrudescimento de casos de covid-19, as pessoas que foram contaminadas enfrentam um desafio quase diário contra as sequelas da doença. Leitor do RD informa que, após uma consulta simples ao dentista, acabou descobrindo um começo de infecção e perda óssea nos dentes molares, que se espalhou pelas raízes e nervos. Segundo os médicos, há suspeita de ter sido originado quando da internação na pandemia. Para conter o processo inflamatório, foi necessário fazer um canal de emergência e fazer tomografia para avaliar o alcance do problema.

ATENDIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros da Marambaia e Jurunas voltaram a funcionar normalmente ontem. Nas unidades estão sendo atendidos casos leves, moderados e graves de acordo com o protocolo de Manchester, durante 24 horas de domingo a domingo. A Sesma ressalta que houve um atraso de repasses para a OS, mas que já está sendo regularizado, e reforça que contratualmente isso não pode justificar o atraso no pagamento dos médicos que prestam o serviço para a organização.

 

LINHA DIRETA

A Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa/Sespa) inscreve até o dia 15 de novembro a 1ª Copa TEA, com o slogan “Agora é tudo e todos pela inclusão”. O evento será no dia 19, na Arena Pegado, bairro da Pedreira.

Pode participar quem possui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), na faixa etária de 8 a 12 anos. A primeira edição do projeto atenderá pessoas de todos os municípios da região metropolitana.

O projeto piloto da Prefeitura de Belém com a ONU “Mulheres e Open Society Foundations” foi apresentado pela coordenadora do Banco do Povo, Georgina Galvão, durante a XV Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe esta semana em Buenos Aires.

A iniciativa visa o levantamento das pessoas remuneradas e não remuneradas que realizam tarefas domésticas e cuidado com pessoas. O próximo passo será a implantação de um sistema municipal da economia do cuidado que apoie, cuide e capacite esse público.

Em decisão divulgada na quinta, 10, a Justiça Federal condenou a União a reativar a carta de anuência que a Secretaria do Patrimônio da União concedeu à Associação dos Moradores de Terrenos de Marinha do Estado do Pará, tornando a entidade apta a participar de programas habitacionais.