Notícias

Petrobras divulga resultado do concurso para nível técnico

Petrobras divulga resultado do concurso para nível técnico Petrobras divulga resultado do concurso para nível técnico Petrobras divulga resultado do concurso para nível técnico Petrobras divulga resultado do concurso para nível técnico
Criminosos estão criando páginas falsas anunciando concurso falso da Petrobras. A última prova de concurso realizada pela empresa foi em 24 de março de 2024
Criminosos estão criando páginas falsas anunciando concurso falso da Petrobras. A última prova de concurso realizada pela empresa foi em 24 de março de 2024 Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras divulgou nesta segunda-feira (17) o resultado do concurso (processo seletivo público 2023.2) voltado a profissionais de nível técnico. Os(as) candidatos(as) a uma das 916 oportunidades oferecidas podem consultar aqui a listagem completa com o nome dos(as) aprovados(as), a nota obtida na prova e a ordem de classificação. Pela primeira vez, 20% das vagas foram destinadas a pessoas com deficiência, um percentual bem acima dos 5% previstos em lei. Também houve reserva de 20% das vagas para pessoas negras, em conformidade com a legislação.

 

Com a divulgação do resultado e a homologação do concurso, as convocações podem acontecer a qualquer momento dentro do prazo de validade do processo seletivo, que é de 18 meses e pode ser prorrogado uma vez por igual período, conforme a necessidade da Petrobras. A companhia chama atenção para a importância da atualização dos dados cadastrais, principalmente endereço, e-mail e telefone, porque as convocações são formalizadas por telegrama enviado ao endereço fornecido pelo(a) candidato(a) e complementadas por e-mail, em mensagem enviada pelo sistema de Recrutamento e Seleção da Petrobras.

 

A atualização cadastral pode ser feita pelo SAC da Petrobras, no telefone 0800 728 9001 (opção 4 – Concursos).

 

Sobre o concurso atual

 

O concurso (processo seletivo público 2023.2) ofereceu 916 vagas para nível técnico e formação de cadastro de reserva nas seguintes áreas: Enfermagem do Trabalho; Inspeção de Equipamentos e Instalações; Logística de Transportes (Controle); Manutenção (Caldeiraria, Elétrica, Instrumentação, Mecânica); Operação; Operação de Lastro; Projetos, Construção e Montagem (Edificações, Elétrica, Instrumentação, Mecânica); Química de Petróleo; Segurança do Trabalho; Suprimento de Bens e Serviços (Administração).

 

Além da remuneração mínima inicial de R$ 5.878,82, os(as) novos(as) empregados(as) da Petrobras passarão a contar com um plano de carreira atrativo, o que inclui a possibilidade de crescimento na área escolhida e de atingir cargos de liderança, como supervisora ou supervisor, gerente e consultora ou consultor.

 

São oferecidos benefícios como plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício-farmácia), previdência complementar (opcional) e educacionais para dependentes. Há ainda remuneração variável, como participação nos lucros e resultados (PLR), e recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

 

Quem trabalha em regime administrativo tem direito a quatro dias de folga por ano para acompanhamento médico de seus filhos. Para aquelas pessoas que são pais e mães que possuem filhos com deficiência, a empresa permite acesso ao teletrabalho integral, ou seja, nos cinco dias da semana e abono de horas para acompanhamento das crianças nas terapias.

 

Ademais, pessoas com deficiência registradas na empresa e que trabalhem em regime administrativo também podem optar pelo teletrabalho integral e tem possibilidade, mediante avaliação médica, de abono de 2 horas diárias para tratamentos de saúde. Para os empregados com deficiência que precisam de cuidador para as atividades da vida diária, ainda têm direito ao auxílio cuidador, no valor de 1 salário mínimo, reembolsado pela Petrobras.

 

Em caso de maternidade, há a prorrogação da licença para além dos 60 dias previstos em lei (em um total de 180 dias) e disponibilização de salas de apoio à amamentação em diversas unidades, além da redução da jornada de trabalho para lactantes em até duas horas durante o primeiro ano de vida da criança. Para o público LGBTQIA+, mães não gestantes têm direito a licença maternidade por 120 dias. Já em relação à licença paternidade, o período é de até 30 dias consecutivos.

 

A Petrobras valoriza a diversidade, a equidade e a inclusão e vem adotando uma série de medidas nesse sentido. Uma delas é o Plano de Melhoria da Acessibilidade, com cerca de 80 ações implementadas. Outra foi a aprovação da Política de Diversidade, Equidade e Inclusão em 2023, que estabelece, entre seus princípios, o compromisso de a Petrobras fortalecer a cultura inclusiva. Além disso, como parte do Plano Estratégico, foram definidas metas de alcançar 25% de pessoas negras e 25% de mulheres em cargos de liderança até 2030.

 

Ações como essas contribuem também para materializar o valor que a Petrobras chama de Cuidado com as Pessoas, que na companhia significa cuidar de todos(as), promovendo diversidade, equidade e inclusão, saúde, bem-estar e segurança física e psicológica.