SEGURANÇA PÚBLICA

Pará reduz em mais de 11% roubo e furto de veículos

O Pará é o sexto Estado da federação que mais reduziu a taxa dos crimes de furtos e roubos de veículos com base na taxa do número de ocorrências por 100 mil veículos.

Publicação aponta redução de diversos percentuais de ocorrências. O Estado é o sexto do Brasil, por exemplo, com a menor taxa em crime de roubos de veículos.
Publicação aponta redução de diversos percentuais de ocorrências. O Estado é o sexto do Brasil, por exemplo, com a menor taxa em crime de roubos de veículos.

O contínuo investimento do Governo do Pará no Sistema Estadual de Segurança Pública, segue garantindo com que o trabalho investigativo junto às ações ostensivas e repressivas contribuam para a redução de crimes patrimoniais como o furto e o roubo de veículos no Pará. Um exemplo do ótimo resultado dos investimento está presente na 19ª Edição do Anuário de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública no dia 24 de julho. 

Segundo a publicação, o Pará é o sexto Estado da federação que mais reduziu a taxa dos crimes de furtos e roubos de veículos com base na taxa do número de ocorrências por 100 mil veículos. Os dados são referentes ao comparativo do período de janeiro a dezembro de 2023 com o mesmo período de 2024. 

Conforme os indicadores apresentados nesta edição do anuário, em relação a taxa de roubos e furtos por 100 mil veículos, em 2023, o Pará tem a sexta menor taxa do País. O Pará saiu de 163,4,  para a taxa de 144,8 no ano de 2024, computando assim, a redução de 11,4% no percentual do crime no Pará. Diante dos dados, o Pará supera a taxa nacional que chegou a 278,0. 

Em relação aos números absolutos, de janeiro a dezembro de 2024, o Pará computou 4.068 furtos e roubos de veículos, apontando redução de 5,21% em comparação ao ano de 2023, quando foram registradas 4.292 ocorrências dos mesmos crimes patrimoniais, tendo 224 registros dos crimes a menos entre um ano e outro.  

Para Ualame Machado, secretário de Segurança Pública e Defesa Social, os dados apresentados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública atestam, mais uma vez, que todo o investimento realizado fortemente na gestão estadual, e o uso de recursos tecnológicos, aliados à efetividade das ações segurança, tem resultado na queda das ocorrências de crimes patrimoniais.  

“Nós seguimos investindo em equipamentos com tecnologia de ponta, como os totens de segurança que têm inteligência artificial, além de outras câmeras que também têm reconhecimento de placa veicular, auxiliando na identificação de veículos roubados, sendo uma estratégia de realmente não só evitar os furtos e roubos, mas também de conseguir recuperar rapidamente este bem subtraído, o que dá à população uma percepção de segurança, mas que demonstra para quem pretende roubar e furtar veículos no Pará que este crime está sendo coibido muito fortemente. Além de garantirmos o fortalecimento das ações ostensivas para inibir ainda mais a prática dos crimes nas vias públicas”,  afirmou o titular da Segup.

Queda nos roubos de veículos 

O crime de roubo de veículos, de forma isolada, apresentou redução de 16% nos números absolutos se comparado os anos de 2023 e 2024, que computou, 1.534 e 1.263, respectivamente. Em relação a taxa de ocorrências de roubo por 100 mil veículos, o Pará saiu da taxa de 59,2 em 2023, para 44,9, apontando assim a redução de 24% no percentual da taxa, superando a redução nacional que foi de 10,4%.

A redução segue em 2025 

Além dos números dos anos anteriores analisados pelo FBSP, o Pará segue na tendência de redução. Segundo a Secretária Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), no primeiro semestre de 2025, janeiro e junho, o Estado registrou redução de 7% no delito de roubo a veículos, se comparado ao primeiro semestre de 2024 e queda de 24% se comparado ao mesmo período de 2023. 

Em números absolutos o Pará registrou 614 roubos a veículos neste primeiro semestre, de 1º de janeiro a 30 de junho, enquanto que no mesmo período dos anos de 2024 e 2023, foram contabilizadas 661 e 812  ocorrências do crime, respectivamente, em todo o estado. 

O Estado segue fortalecendo as ações e investindo em tecnologia para reduzir, cada vez mais, os indicadores desses crimes, como reitera o titular da Segup, Ualame. “Somente no primeiro semestre de 2025, já investimos mais de R$85 milhões de reais, seja em estruturas físicas, veículos, armamentos e equipamentos tecnológicos como novos totens de segurança pública, que muito nos auxiliam no monitoramento e na prevenção de crimes. Portanto, vamos seguir investindo e trabalhando diuturnamente para garantir um estado, cada vez mais, seguro para os paraenses”, concluiu Ualame.