Pará - O Ministério da Saúde abriu inscrições até 20 de outubro de 2025 para instituições interessadas em participar de dois editais que visam formar 4 mil profissionais especialistas em áreas prioritárias para o SUS. São 3 mil bolsas voltadas à residência médica — incluindo especialidades como anestesiologia, cirurgia oncológica e radiologia — e 1 mil vagas para residências profissionais em campos como Saúde da Mulher, Saúde Mental e Enfermagem Obstétrica.
O edital prioriza os estados da Amazônia Legal, entre eles o Pará, promovendo maior equidade na distribuição dos especialistas em regiões historicamente carentes de assistência qualificada.
Universidades, hospitais públicos nos âmbitos federal, estadual, distrital e municipal, além de entidades privadas sem fins lucrativos, podem se inscrever via o sistema SIG-Residências.
Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Felipe Proenço, essa será a maior oferta de bolsas em residência feita pelo Ministério dos últimos dez anos, com investimento de R$ 1,8 bilhão ainda em 2025 — um acréscimo de 32% em comparação a 2023.