Mundo
Mundo
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O papa Francisco pediu neste domingo (9) que israelenses e palestinos busquem o diálogo em meio ao aumento das tensões entre os dois países e voltou a pedir que a Guerra da Ucrânia chegue ao fim.
“Que Deus ajude o amado povo ucraniano em sua jornada rumo à paz e espalhe a luz da Páscoa sobre o povo da Rússia”, disse o pontífice para cerca de 100 mil pessoas durante a missa da Páscoa, celebrada na Praça São Pedro.
Neste domingo, ele pediu ainda que Deus conforte os que perderam entes queridos na guerra e desejou que prisioneiros possam voltar para suas casas. “Que Deus abra os corações de toda a comunidade internacional para lutar pelo fim desta guerra e de todos os conflitos e derramamento de sangue em nosso mundo.”
O pontífice também pediu paz no Oriente Médio, região que assiste à escalada de tensões entre Israel e Palestina. “Expresso profunda preocupação com os atentados destes últimos dias que ameaçam o esperado clima de confiança e respeito recíproco para retomar o diálogo entre israelenses e palestinos, para que a paz reine na Cidade Santa e em toda a região”, afirmou o papa, que ainda se recupera após ter ficado internado devido a uma infecção respiratória.
Os conflitos entre Israel e Palestina se intensificaram na quarta (5), quando a polícia de Israel invadiu a mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, e entrou em confronto com centenas de palestinos que passavam a noite no local -12 pessoas ficaram feridas.
Na quinta (6), 34 foguetes foram disparados do Líbano em direção ao norte de Israel -o sistema de defesa aéreo israelense conseguiu interceptar 25, e ninguém ficou ferido.
Na sexta (7), um turista italiano foi morto e sete ficaram feridos em Tel Aviv quando um agressor avançou com o carro e também atirou contra as vítimas. O atentado aconteceu horas depois que um ataque com armas de fogo matou duas irmãs britânico-israelenses perto de um assentamento na Cisjordânia.
Em sua mensagem no Vaticano, Francisco expressou também a esperança de que o povo rohingya, minoria muçulmana perseguida em Mianmar, possa encontrar justiça.
Além disso, ele pediu que Deus se lembre daqueles que estão impedidos de professar sua fé, em referência à Nicarágua, cujo regime restringiu procissões da Semana Santa.
A relação entre o Vaticano e o país centro-americano está em crise. Além dos episódios de perseguição do regime a bispos católicos, o papa afirmou que o ditador Daniel Ortega sofre de um “desequilíbrio” e comparou seu regime à ditadura comunista na União Soviética e ao regime nazista de Adolf Hitler. Como resposta, Ortega mandou fechar a embaixada do Vaticano na Nicarágua, mas antes também já havia se referido ao alto escalão da Igreja Católica como uma “ditadura perfeita”.
Mais Notícias
Mais artigosTUBARÃO-ATAQUE
Grávida, jornalista casada com jogador da NBA é mordida por tubarão
A jornalista italiana Eleonora Boi, casada com Danilo Gallinar, jogador da NBA.
DESCOBERTA
Musk doa mais de R$ 83 milhões a republicanos em meio a disputa com Trump
Elon Musk fez uma doação milionária aos republicanos nos Estados Unidos mesmo em meio a disputas com Trump.
MINISTRO DO STF
Moraes dispensa ajuda do governo Lula em sua defesa nos EUA
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), informou ao governo Lula (PT) que descarta, por ora, uma ação em sua defesa nos EUA.
REFORMA
El Salvador: Congresso autoriza reeleição indefinida de Bukele
O Congresso de El Salvador, dominado pela bancada governista, aprovou uma drástica reforma constitucional nesta quinta-feira (31/7).
360 GRAUS
Brinquedo quebra em parque de diversões e deixa mais de 20 feridos
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o mastro central do equipamento se rompe.
ENTENDA
Com 40 anos de contribuição, homem tem aposentadoria negada por causa da esposa
Mesmo tendo mais de 40 anos de contribuição, um espanhol de 63 anos teve seu pedido de aposentadoria negado pela Previdência social.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade