COP

Papa Francisco confirma ida para a COP 28 em Dubai

Papa Francisco já havia indicado a possibilidade em um discurso em outubro. Grupos de homossexuais católicos cobram o papa por mais mudanças na igreja
 Foto: Vatican News
Papa Francisco já havia indicado a possibilidade em um discurso em outubro. Grupos de homossexuais católicos cobram o papa por mais mudanças na igreja Foto: Vatican News
Pela primeira vez na COP, e pela segunda vez nos Emirados Árabes Unidos após sua viagem a Abu Dhabi em 2019, o papa Francisco confirmou sua presença no evento de 1º a 3 de dezembro em meio aos líderes mundiais nas discussões de propostas para combater a crise climática no planeta. As informações são do site Vatican News.

‘O evento mais importante do ano organizado pela ONU, onde os líderes mundiais terão que fazer um balanço do progresso e dos atrasos naquilo que o Papa, inspirando-se em São Francisco, define como “o cuidado de nossa casa comum”‘, diz o comunicado.

A Conferência das Partes começará em 30 de novembro indo até 12 de dezembro, e esta 28ª edição verá pela primeira vez a participação presencial de um Pontífice, Francisco, em sua segunda viagem aos Emirados Árabes Unidos, após sua viagem a Abu Dhabi em fevereiro de 2019, ocasião em que foi assinada a histórica Declaração sobre a Fraternidade Humana.

A viagem internacional, a 45ª do pontificado e a sexta em 2023, foi confirmada pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. “Aceitando o convite de Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sua Santidade o Papa Francisco viajará, como anunciado, para Dubai, de 1º a 3 de dezembro de 2023, por ocasião da próxima Conferência Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (Cop-28)”, diz o comunicado, sem mais informações sobre o programa.

O próprio Papa já havia anunciado sua presença em uma entrevista recente ao Tg1 (telejornal italiano): “Sim, eu irei a Dubai. Acho que partirei em 1º de dezembro até 3 de dezembro. Ficarei três dias lá”, disse o Pontífice, lembrando que foi justamente uma COP, a de número 21 de 2015 realizada em Paris, que deu o impulso para a elaboração da encíclica social Laudato si’.