‘O evento mais importante do ano organizado pela ONU, onde os líderes mundiais terão que fazer um balanço do progresso e dos atrasos naquilo que o Papa, inspirando-se em São Francisco, define como “o cuidado de nossa casa comum”‘, diz o comunicado.
A Conferência das Partes começará em 30 de novembro indo até 12 de dezembro, e esta 28ª edição verá pela primeira vez a participação presencial de um Pontífice, Francisco, em sua segunda viagem aos Emirados Árabes Unidos, após sua viagem a Abu Dhabi em fevereiro de 2019, ocasião em que foi assinada a histórica Declaração sobre a Fraternidade Humana.
A viagem internacional, a 45ª do pontificado e a sexta em 2023, foi confirmada pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. “Aceitando o convite de Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sua Santidade o Papa Francisco viajará, como anunciado, para Dubai, de 1º a 3 de dezembro de 2023, por ocasião da próxima Conferência Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (Cop-28)”, diz o comunicado, sem mais informações sobre o programa.
O próprio Papa já havia anunciado sua presença em uma entrevista recente ao Tg1 (telejornal italiano): “Sim, eu irei a Dubai. Acho que partirei em 1º de dezembro até 3 de dezembro. Ficarei três dias lá”, disse o Pontífice, lembrando que foi justamente uma COP, a de número 21 de 2015 realizada em Paris, que deu o impulso para a elaboração da encíclica social Laudato si’.