Para mim, a cerimônia do Oscar 2025 deve ser uma das mais imprevisíveis dos últimos anos e considero até difícil arriscar palpites dos vencedores. Claro que existem categorias praticamente definidas, mas tem outras importantes em que a disputa parece bem acirrada, inclusive onde o Brasil pode ganhar com “Ainda Estou Aqui”.
Toda a polêmica envolvendo “Emilia Pérez” tirou o filme de favorito para uma zebra improvável. “Anora” e “Um Completo Desconhecido” têm conquistado várias premiações nas últimas semanas, o que deve embolar a disputa nas categorias principais, como melhor filme e direção.
Há os que já entram com a estatueta praticamente na mão, como Adrien Brody, que retorna às telas após “O Pianista”, e Zoe Saldaña, uma compensação para o provável fiasco de “Emilia Pérez”. “Duna 2” e “Wicked” devem se contentar com prêmios mais técnicos. Sendo assim, “Anora” e “O Brutalista” devem dividir os prêmios principais de filme e direção, por serem os menos “polêmicos” entre os preferidos da temporada.
De qualquer forma, perder o prêmio não significa que um filme seja melhor ou pior que os vencedores. Como já disse em outras colunas, o Oscar é uma cerimônia cercada de lobby, política e dinheiro da indústria e nem sempre os melhores são os escolhidos. Mas não deixa de ser um exercício divertido tentar prever os vencedores e acompanhar a cerimônia.
Abaixo alguns palpites meus, lembrando que se trata de uma avaliação pessoal, entre desejos e como entendo que funciona a “cabeça” dos votantes da Academia:
- l Melhor Ator Coadjuvante
- Kieran Culkin (A Verdadeira Dor)
- l Melhor Atriz Coadjuvante
- Zoe Saldaña (Emilia Pérez)
- l Melhor Ator
- Adrien Brody (O Brutalista)
- l Melhor Atriz
- Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui)
- l Melhor Filme
- Anora
- l Melhor Filme Internacional
- Ainda Estou Aqui
- l Melhor Animação
- Flow
- l Direção
- Brady Corbet (O Brutalista)
- l Roteiro Adaptado
- Conclave
- l Roteiro Original
- Anora
- l Trilha Sonora
- Emilia Pérez
- l Efeitos Visuais
- Duna 2
- l Maquiagem
- Wicked
- l Fotografia
- O Brutalista
- l Figurino
- Conclave
- l Direção de Arte
- Duna 2
- l Montagem
- Emilia Pérez
- l Som
- Duna 2