Os gatos são animais amorosos, companheiros e, ainda por cima, têm uma aura de mistério e delicadeza poucas vezes encontradas em outros pets. Na cultura pop, o Garfield, o Tom (da dupla com Jerry), o Frajola e vários outros estão aí a encantar gerações. Em Portugal não é diferente e, assim como no Brasil, muitas vezes são tão próximos aos tutores que considerados como “da família”.
Eu teria milhares de virtudes para falar dos gatos mas, como aqui o assunto é Portugal, lembrei agora de uma lenda que muitos juram ter ultrapassado essa categoria e chegado à realidade. Já ouviste falar no gato de Alfama? Pois é. Alfama é considerado o bairro mais típico e antigo de Lisboa. Foi fundado no século……VIII e o nome é derivado da língua árabe e quer dizer “Fonte de águas quentes, águas boas”.
No dia 1 de novembro (Dia de Finados, em Portugal) de 1755, um terremoto destruiu a capital portuguesa e matou cerca de 50 mil pessoas, segundo apontam alguns historiadores. Isso quer dizer que uma em cada quatro pessoas perdeu a vida naquele dia.
Mas, de acordo com a história que passou a ser contada desde então, o número de mortos poderia ter sido infinitamente superior, não fosse a intervenção de um……gato. Dizem os mais antigos que o felino se aproximou de uma igreja, onde dezenas de católicos assistiam à missa, e começou a arranhar a porta descontroladamente.
Assustados, os fiéis teriam corrido dali a avisado suas famílias, que avisaram os amigos, dos amigos, dos amigos e milhares teriam escapado do tremor principal e mais devastador. O heróico gato é tido como o ancestral de todos aqueles que hoje vivem em Alfama. Tem ainda a fama de ser o guardião de Lisboa e o elo de ligação entre a comunidade e a natureza.
Uma coisa é certa: é muito difícil, mas muito mesmo, um lar em Portugal não ter pelo menos um bichinho de estimação, seja ele um cachorro, um gato ou ambos. Conheço famílias que têm três cães e dois gatos ou mais e é comum passarmos pelas janelas de casas ou apartamentos e nelas encontrarmos os amigos pets na maior naturalidade. São seres praticamente sagrados aqui.
Vendo por esse lado, até que faz mesmo sentido A Lenda do Gato de Alfama ter sido real. Lisboa é uma cidade abençoada por ter um gato como guardião.
*Sérgio Augusto do Nascimento é um jornalista paraense que vive em Portugal. Foi repórter e editor e hoje é correspondentes do DIÁRIO na Europa.