BOLA PRO MATOS

Neymar e o tempo que não está mais lá

Neymar retorna ao Santos: conheça a história do atacante que herdou a camisa 10 e a missão de reconstruir a glória do Peixe.

Raul Baretta / Santos FC
Neymar está de volta ao Santos. Foto: Raul Baretta / Santos FC

Nas redes sociais, pipocam vários conselhos sobre o fim de ciclo e a necessidade de seguir novas direções. Um deles chama muita atenção e vale para tudo na vida. Dica de ouro:

“Se você amou muito um lugar, não faça a besteira de visitá-lo. Você vai lá achando que vai encontrar o tempo, mas ele não está mais lá. É melhor ficar com a imagem na cabeça. Não pertenço mais a esse lugar.”

Dito isso, embora seja uma verdade dolorosa, há pessoas que preferem correr o risco de se decepcionar e, de repente, até escrever um capítulo que pode colocar uma boa história a perder.

Nas últimas semanas, o Santos embarcou na aventura de trazer Neymar de volta à Vila. E o atacante abraçou a causa, se apresentando na sexta-feira com status de herói no palco sagrado que consagrou Pelé e tantos outros. Herdou a camisa 10 e a missão de conduzir o Peixe aos bons tempos de glória. No imaginário dele e de muitos torcedores, pode ser que estar em casa seja a certeza de voltar a se divertir jogando bola e sendo decisivo.

Acontece que os tempos são outros, e Neymar também é outro. Após sair do Santos, brilhou no Barcelona, teve altos e baixos no PSG e recentemente no mundo árabe. Sua carreira mais recente foi marcada por contusões, que afetaram até seu desempenho nas Copas, embora tenha liderado a seleção brasileira desde 2014. Apesar disso, ele continua sendo o nosso jogador mais diferenciado, ainda intimidando os adversários pela grandeza e, principalmente, pelo passado.

Mas não há garantias de que Neymar volte a brilhar no Santos. Os “parças” são outros, e talvez ele surpreenda pelo nível do futebol brasileiro atual, mas, ainda assim, é uma incógnita.

A ideia é que esse retorno já signifique, infelizmente, um processo de aposentadoria antecipada. Passaria alguns meses no Santos, depois se juntaria a Messi nos Estados Unidos, tentaria mais uma Copa em 2026 e, depois de tudo isso, seria hora de pendurar as chuteiras e viver intensamente (e merecidamente) a vida. E tá tudo certo. Neymar é um jogador que deixa sua marca na história, tanto pelo talento quanto pelo que podia ter sido, mas não aconteceu. Ainda assim, ele tem um passado glorioso. O tempo dirá se ele fez certo em voltar ao lugar onde sempre foi feliz. Quem sabe até quebre as expectativas dos coachs da internet.

Voltamos a qualquer momento…