O destino da coluna, neste domingo, é Joinville. A cidade de Santa Catarina foi colonizada por alemães, suíços e noruegueses e oferece inúmeras atrações, sendo que agora em dezembro o destaque é a programação natalina. O município fica localizado perto do mar (na Baía da Babitonga) e das montanhas, distante somente 130 km de Curitiba (PR) e 176 km de Florianópolis, o que o torna um roteiro acessível para quem vai passear por essas duas capitais.
Em uma referência à vocação industrial de Joinville, o tema da programação natalina deste ano é a Fábrica Encantada, mote que tem diversas representações em pontos estratégicos da cidade. A Praça da Bandeira é a Fábrica de Sonhos e a residência oficial do Papai Noel; a Praça Dario Salles é a Fábrica das Brincadeiras, local onde brinquedos gigantes garantem a ambientação lúdica, criativa e mágica; na Praça Nereu Ramos fica a Fábrica de Doces, com carrossel e um espaço para que as crianças conheçam a tradição culinária do Natal; na Praça da Biblioteca está montado o Mercado de Natal, e no piso térreo do Centreventos Cau Hansen fica a Feira Natal Feito à Mão; o ginásio Abel Schulz recebe a pista de patinação no gelo; e na travessa Dr. Norberto Bachmann foi montada uma praça de alimentação com palco para as apresentações culturais.
Outro evento integrado à programação do Natal de Joinville, desde o ano passado, é o Desfile de Natal. Moradores e visitantes lotam as ruas da área central da cidade por onde passa o percurso da carreata de veículos, entre bicicletas, motos e carros decorados com a temática natalina. Na edição deste ano, o Desfile será mantido na programação da cidade, sempre aos sábados, até o dia 16 de dezembro.
Desde que foi inserido no calendário anual da cidade, há três anos, o Natal de Joinville vem consolidando a cidade dentro do circuito natalino na região Sul, e atraindo visitantes, famílias em sua grande maioria, não apenas de municípios e estados vizinhos, como de outras regiões do País. Para os turistas que buscam alternativas em viagens temáticas nesta época do ano, Joinville forma com Blumenau e Curitiba uma excelente opção em um raio de 130 km.
Um roteiro completo por ruas instagramáveis, iluminadas e decoradas com a temática de Natal, que ainda pode ser combinado com tours culturais, rurais e náuticos e ser estendido a outro grande atrativo em Santa Catarina, como o Beto Carrero World.
Idealizado em 2021, o Natal de Joinville é uma realização da Prefeitura local, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e do Instituto de Natal, que movimenta a economia do município com a geração de cerca de 300 empregos diretos e indiretos. A expectativa dos organizadores é de que a edição deste ano supere o público de 350 mil pessoas registrado em 2022. As atividades acontecem de terça a sexta, das 17h às 22h, e aos sábados e domingos das 15h às 23h. A programação completa pode ser conferida no site www.nataldejoinville.com.br. (Com assessoria)
Fale com o colunista: [email protected] / @luizoctav