NAEA, da UFPA, é único da Amazônia com nota máxima na Capes

NAEA, da UFPA, é único da Amazônia com nota máxima na Capes

Balanço realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) indica que, nos últimos quatro anos, foi executada a descentralização dos atendimentos de alta complexidade, garantindo tratamento adequado a pacientes do interior, sem precisar fazer grandes deslocamentos.

Diferentes regiões têm aumentado a capacidade de atender pacientes renais crônicos com o tratamento de hemodiálise. De 2019 até 2022, foram criados seis novos Centros de Hemodiálise em unidades de saúde de diferentes municípios, como nos hospitais regionais do Marajó, do Tapajós, do Baixo Tocantins e Abelardo Santos.

AMPLIAÇÃO

Ao todo, os novos Centros de Hemodiálise, inaugurados desde 2019, ampliaram em 127 poltronas disponíveis para atendimento da população que precisa do tratamento. Atualmente, funcionam sob administração estadual 15 polos de atendimento de alta complexidade em nefrologia com oferta de hemodiálise. A secretaria trabalha para que, em breve, novas unidades recebam espaço para hemodiálise, como no Hospital Regional de Castanhal, além da ampliação da capacidade no HG de Tailândia, nos hospitais regionais de Marabá e Altamira.

HISTÓRICO

Depois de momentos de tensão pela manhã, na Câmara de Salvaterra, um acordo encaminhado por representantes do Governo do Estado atendeu reivindicações da população marajoara em relação ao transporte fluvial. A suspensão das operações das empresas Arapari e Banav foi saudada como uma decisão histórica. “Há mais de nove anos a população do Marajó clama por melhorias no transporte fluvial, uma pauta que passou pela mão de vários governos, e que até hoje estava sem solução. Parabéns ao Governo e a toda a população do Marajó”, diz a postagem na internet da comunidade que representa o arquipélago.

VOLUNTÁRIOS

A Defesa Civil de Belém abriu inscrições para o trabalho voluntário em ações preventivas e de socorro desenvolvidas pelo órgão. No momento da inscrição, é possível optar pela participação também no Círio de Nazaré 2022. O serviço voluntário não gera vínculo funcional ou empregatício nem qualquer obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim, com a Administração Pública Municipal. Para os estudantes da área de saúde, que precisarem de declaração de participação, a Defesa Civil emitirá o documento.

PADROEIRA

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCMPA) receberá hoje a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que neste ano conta com a retomada da tradicional carreata pelas ruas dos bairros de Nazaré, Umarizal e Telégrafo até chegar à sede da Corte de Contas. A presidente do TCMPA, conselheira Mara Lúcia, receberá a imagem peregrina na Basílica de Nazaré para iniciar o cortejo às 7h. No tribunal, será celebrada missa e, em seguida, a imagem da santa será conduzida até o Ministério Público de Contas dos Municípios.

ATERRO

O vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, comandou ontem uma reunião preparatória à audiência pública, marcada para hoje, no Tribunal de Justiça do Estado, sobre a situação do aterro sanitário de Marituba. O encontro, com secretários municipais e representantes da Procuradoria Municipal. Segundo Edilson, a PMB vai levar à audiência propostas definitivas para solucionar a questão do aterro, que atualmente recebe os resíduos sólidos de municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB), como a capital paraense, Ananindeua e Marituba.

Linha direta

Senador Jader Barbalho

O senador Jader Barbalho divulgou uma nota em que informa estar recuperado da desidratação que sofreu no domingo. “Estou em casa, bem e de volta ao trabalho, depois de um quadro de desidratação ocorrido no domingo, durante uma carreata em Belém”, disse. “Agradeço aos (às) amigos (as) que enviaram mensagens pelo meu restabelecimento e, em especial, a todos profissionais de saúde que me atenderam”, completou o parlamentar..

Programa

O programa de pós-graduação em desenvolvimento sustentável do trópico úmido (Naea/UFPA) obteve a nota máxima (7) na mais recente avaliação quadrienal da Capes, que qualifica os mestrados e doutorados de todo o Brasil. Trata-se do único programa interdisciplinar da Amazônia a alcançar a conceituação.

Nova técnica

Nota técnica do Instituto de Estudos Socioeconômicos sobre gastos do governo federal com Ensino Médio mostra que os investimentos na região Norte despencaram em quatro anos. No Amazonas, o aporte de recursos em 2020 foi cerca de 3% do aportado em 2019: de R$ 495 milhões para R$ 15 milhões. O Pará foi o único Estado da região a manter o nível de gastos.

 Imposto Territorial Rural (ITR) 2022

Mais de 32 mil declarações do Imposto Territorial Rural (ITR) 2022 já foram enviadas à Receita Federal no Pará. A expectativa é de receber entre 93.632 e 101.095 declarações até o dia 30 de setembro, fim do prazo.

Imposto Territorial Rural (ITR) 2022

Para oferecer mais conhecimento aos empresários e investidores sobre o atual cenário jurídico na área, o  Imposto Territorial Rural (ITR) 2022realiza na próxima sexta-feira, 16, no hotel Gran Mercure Belém, o “VII Seminário Jurídico – Construindo o Direito”.