MUSEU EM FESTA

Museu do Ipiranga celebra 7 de Setembro com festa gratuita e início dos 130 anos

Evento acontece no domingo, 7 de setembro, das 9h às 18h, com shows, oficinas, exposições e atividades inclusivas no museu e no Parque da Independência

Evento acontece no domingo, 7 de setembro, das 9h às 18h, com shows, oficinas, exposições e atividades inclusivas no museu e no Parque da Independência
Evento acontece no domingo, 7 de setembro, das 9h às 18h, com shows, oficinas, exposições e atividades inclusivas no museu e no Parque da Independência. Foto: Clayton Matos

O Museu do Ipiranga, um dos mais importantes espaços culturais do país, celebra o Dia da Independência do Brasil com mais uma edição do tradicional evento Museu em Festa, que este ano marca também o início das comemorações pelos 130 anos do museu.

A programação acontece no domingo, 7 de setembro, com entrada gratuita e horário estendido, das 9h às 18h (última entrada às 17h). O público poderá aproveitar shows, oficinas, intervenções culturais, exposições e atividades educativas e inclusivas, tanto dentro quanto fora do museu.

O evento reforça o papel do Museu do Ipiranga como espaço de memória, diversidade e transformação social, com atrações pensadas para todas as idades e públicos. A parceria com o Sesc Ipiranga traz oficinas de arte, caminhadas, intervenções circenses e literárias no entorno do museu, no Parque da Independência.


🧑‍🎤 Destaques da programação

Entre as atrações, o show “Acesso”, da cantora Amanda Mittz, chama atenção por unir música, tecnologia e acessibilidade. Pessoa com deficiência visual, Amanda transforma o palco em um espaço inclusivo, com audiodescrição integrada, Libras Dance e recursos visuais acessíveis.

Outro destaque é a estreia dos dois primeiros episódios da minissérie “Museu do Ipiranga 130 Anos: Histórias para Pensar o Presente”, dirigida por Marcelo Machado, com participação de Preta Rara, Marcelo Tas, visitantes e funcionários. A produção reflete sobre a função social do museu e novas formas de se contar a história do Brasil.

Outras atrações incluem:

  • Performance do grupo Sampalhaças
  • Show da Funmilayo Afrobeat Orquestra
  • Coral da USP e Coral Heliópolis
  • Oficinas de desenho, aquarela, pintura, bordado e criação de personagens
  • Caminhadas para observação de aves
  • Intervenções poéticas e circenses
  • Vivências para crianças e jogos educativos

🖼️ Visitação ao museu e exposições

Durante todo o dia, o público poderá visitar gratuitamente as exposições:

  • Uma História do Brasil: reúne obras históricas integradas à arquitetura do edifício, como a icônica tela Independência ou Morte!, de Pedro Américo. A mostra discute como a história nacional foi narrada a partir do ponto de vista das elites paulistas no início do século XX.
  • Passados Imaginados: propõe uma releitura de imagens clássicas que retratam o contato entre povos originários e colonizadores, questionando a ideia de “registro fiel” do passado e destacando a construção artística dessas narrativas.
  • Para Entender o Museu: revela a história e arquitetura do edifício, com destaque para a maquete original criada por Tommaso Gaudenzio Bezzi e explicações sobre o acervo e a curadoria.

Os ingressos para visitar as exposições serão distribuídos gratuitamente a partir das 9h, na entrada do museu.


♿ Acessibilidade

O evento conta com diversos recursos de acessibilidade, como:

  • Audiodescrição
  • Libras
  • Prancha de comunicação alternativa
  • Espaços de conforto e regulação sensorial
  • Mediação bilíngue em Libras nas exposições, em quatro horários: 9h30, 11h30, 13h30 e 15h30

🏛️ 130 anos do Museu do Ipiranga

O “Museu em Festa” também dá início à celebração dos 130 anos do Museu do Ipiranga, fundado em 1895, e instalado em um edifício originalmente projetado como monumento à Proclamação da Independência. O prédio foi construído entre 1885 e 1890 e desde então se tornou um símbolo da memória nacional.


🏗️ Restauro e modernização

Entre 2019 e 2022, o museu passou por uma grande obra de restauro e modernização, com investimentos de cerca de R$ 235 milhões. A iniciativa contou com o apoio da Vale, que aportou R$ 18,5 milhões como uma das mantenedoras do espaço.

As obras incluíram:

  • Nova entrada subterrânea com bilheteria
  • Auditório com 200 lugares
  • Loja, café e espaço educativo
  • Sala para exposições temporárias

Simultaneamente, mais de 3 mil itens do acervo foram restaurados — incluindo a tela Independência ou Morte!, que nunca foi retirada do local onde foi montada originalmente. Por conta de seu tamanho (4,15 x 7,60 metros), a obra foi restaurada no próprio Salão Nobre, sob rigoroso controle de poeira e luz.

Além disso, todos os conteúdos audiovisuais do Novo Museu do Ipiranga são acompanhados por Libras e por legendas, para incluir as pessoas com deficiência auditiva. Na imagem, por exemplo, uma das mesas interativas do museu apresenta uma pessoa utilizando a Linguagem Brasileira de Sinais para explicar o conteúdo.

O museu foi reaberto em setembro de 2022, após mais de nove anos fechado, e hoje se consolida como uma referência em museologia, inclusão e cultura.


📍 Museu em Festa 2025 — Serviço

  • Data: Domingo, 7 de setembro de 2025
  • Horário: Das 9h às 18h (última entrada às 17h)
  • Local: Museu do Ipiranga – Rua dos Patriotas, 100, Ipiranga, São Paulo
  • Entrada: Gratuita (ingressos para exposições distribuídos no local, no mesmo dia)
Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.