O Vaticano anunciou nesta terça-feira (22) que o funeral do Papa Francisco será realizado no sábado (26), às 5h da manhã (horário de Brasília), equivalente às 10h em Roma. A cerimônia ocorrerá na Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista.
A definição da data e de outros detalhes foi feita durante uma reunião de cardeais. O Vaticano também divulgou as primeiras imagens do pontífice já acomodado em seu caixão.
Segundo a Santa Sé, após a missa exequial, o corpo do Papa será levado em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será sepultado. A Missa Exequial é o rito litúrgico católico realizado em funerais papais, conforme estabelecido no livro Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice.
Velório aberto ao público
O corpo de Francisco será trasladado da Capela de Santa Marta para a Basílica de São Pedro na quarta-feira (23), às 4h da manhã (horário de Brasília), em uma procissão que passará por pontos simbólicos do Vaticano, como a Praça Santa Marta, a Praça dos Protótomártires Romanos e o Arco dos Sinos. O cortejo entrará na basílica pela porta central.
A partir desse momento, o corpo do pontífice ficará exposto ao público por três dias, permitindo que fiéis e autoridades prestem suas últimas homenagens.
Três etapas até o sepultamento
O Papa Francisco faleceu na segunda-feira (21), aos 88 anos, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível.
O processo fúnebre segue o protocolo do Vaticano, dividido em três etapas: a confirmação da morte e o selamento dos aposentos papais (realizados na segunda-feira), a preparação do corpo com batina branca e vestes vermelhas, e o funeral com posterior sepultamento.