ACABOU O AMOR MESMO

Trump cogita deportar Elon Musk: "Temos que analisar"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (1º/7) que ainda não decidiu se irá deportar o bilionário Elon Musk

Trump cogita deportar Elon Musk: “Temos que analisar” Trump cogita deportar Elon Musk: “Temos que analisar” Trump cogita deportar Elon Musk: “Temos que analisar” Trump cogita deportar Elon Musk: “Temos que analisar”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (1º/7) que ainda não decidiu se irá deportar o bilionário Elon Musk
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (1º/7) que ainda não decidiu se irá deportar o bilionário Elon Musk. Foto: Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (1º/7) que ainda não decidiu se irá deportar o bilionário Elon Musk. “Temos que analisar”, disse o republicano a jornalistas, ao ser questionado sobre o futuro do empresário sul-africano naturalizado norte-americano. As informações são da AFP.

A declaração foi dada enquanto Trump seguia para a Flórida, onde visitará uma nova unidade de detenção de imigrantes, apelidada informalmente de “Alcatraz dos Jacarés”. O centro, localizado em um antigo aeroporto nos Everglades, região pantanosa do estado, deve receber até 5 mil detentos considerados “imigrantes ilegais criminosos”, segundo informou Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca.

Críticas públicas a Musk

Na véspera, Trump atacou Elon Musk em publicação na Truth Social, sua rede social. “Carros elétricos são bons, mas ninguém deveria ser forçado a ter um. Elon talvez tenha recebido mais subsídios do que qualquer outro ser humano na história — de longe — e, sem isso, provavelmente teria que fechar as portas e voltar para casa, na África do Sul”, escreveu o presidente.

Trump sugeriu ainda que os programas de Musk, como lançamentos de foguetes e a produção de carros elétricos, estariam gerando gastos desnecessários ao governo. “Talvez devêssemos pedir ao DOGE [Departamento de Eficiência Governamental] que analise isso com atenção. Há muito dinheiro público sendo desperdiçado.”

Relação turbulenta

Apesar do tom crítico, Musk foi um dos principais doadores da campanha de Trump em 2024 e chegou a comandar o DOGE até maio deste ano. O bilionário, no entanto, passou a divergir de Trump em temas como orçamento federal e defende a criação de um novo partido político, o America Party (“Partido América”).

Situação indefinida

A sugestão de deportação surpreende, sobretudo por Musk ser cidadão norte-americano e ter vínculos estratégicos com o governo através de contratos com empresas como SpaceX e Tesla. Ainda assim, Trump manteve a ambiguidade: “Tudo será analisado. Não há ninguém acima da lei”, afirmou.