Se aproxima da Terra e dos olhos dos terráqueos o cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-Atlas). O objeto vem causando curiosidade, chegando a ser chamado de cometa do século, por causa da possibilidade de ter uma luminosidade grande, de intensidade que faz lembrar o que Hale-Bopp, fez em 1997.
Mas acredita-se que ele será tão brilhante quanto o planeta Vênus, objeto mais brilhante da noite, com exceção da Lua.
Mas ainda é cedo para tirar quaisquer conclusões sobre como será o passagem desse objeto pelos céus do mundo. Por exemplo, ainda não se sabe nem mesmo se o cometa terá uma cauda.
Segundo pesquisadores ouvidos pela reportagem, o C/2023 A3 é um cometa de longo período, que pode demorar milhões de anos para passar pelo mesmo local. Por isso, é possível dizer que esta será uma passagem única pelo sistema solar.
O objeto foi descoberto recentemente, em janeiro de 2023 pelo Observatório Chinês de Tsuchinshan.
COMO VER
Não vá se animando muito nesse momento. De agosto até a última semana de setembro o cometa ficará ofuscado pelo brilho do Sol, pois está aparentemente muito próximo desse corpo celeste.
Como não se sabe exatamente como vai ser a passagem, não é possível afirmar se o cometa poderá ser visto a olho nu. Talvez seja necessário o uso de outros instrumentos, como binóculos e telescópios.
Mas, a partir da última semana de setembro (dia 22), o cometa poderá ser visto no céu ao amanhecer. Apesar disso, o Sol voltará a atrapalhar do dia 7 ao 11 de outubro.
Quem quiser apreciar o espetáculo deverá olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa. Como em toda visualização astronômica, é necessário cuidado.
Finalmente, a máxima aproximação do Cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) com a Terra ocorrerá no domingo (13)