
O influenciador conservador norte-americano Charlie Kirk, fundador da organização Turning Point USA (TPUSA) e aliado próximo do ex-presidente Donald Trump, foi baleado na noite desta terça-feira (9) durante uma palestra na Utah Valley University, na cidade de Orem, estado de Utah, nos Estados Unidos.
Segundo informações preliminares da emissora NBC, Kirk foi atingido no pescoço e retirado às pressas do local. Seu estado de saúde ainda não foi oficialmente confirmado. A cena foi registrada por vídeos divulgados nas redes sociais, que mostram o momento em que um tiro é ouvido, seguido por gritos e correria entre os participantes.
Um suspeito foi preso no local, e o FBI abriu investigação sobre o caso. “Estamos monitorando os relatos desse trágico ataque a tiros envolvendo Charlie Kirk”, disse o diretor da agência, Kash Patel, em publicação no X (antigo Twitter).
O atentado ocorreu cerca de 20 minutos após o início da fala de Kirk. Em um dos vídeos, é possível vê-lo se curvar e levar a mão ao pescoço logo após o disparo.
Nas redes sociais, Donald Trump reagiu rapidamente ao ataque, pedindo orações por Kirk em sua plataforma Truth Social:
“Um grande cara, de alto a baixo. DEUS O ABENÇOE”, escreveu o ex-presidente, em letras maiúsculas.
Kirk, de 31 anos, é uma das figuras mais influentes da nova direita americana. Fundador da Turning Point USA, ele ganhou notoriedade por defender políticas ultraconservadoras e mobilizar jovens eleitores em apoio a Trump. Seus eventos costumam reunir milhares de estudantes universitários em todo o país.
A TPUSA teve um papel relevante na mobilização do eleitorado jovem republicano nas últimas eleições. A organização ainda não se manifestou oficialmente sobre o estado de saúde de seu fundador.