
Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado, 26 de abril, da despedida ao Papa Francisco. Lula compareceu ao funeral do Santo Padre na Praça São Pedro, em Roma, na Itália. No local, foi celebrada a Missa Exequial que antecedeu o sepultamento. Segundo o Vaticano, ao menos 130 delegações estrangeiras, incluindo 50 chefes de estado e 10 monarcas, confirmaram presença na cerimônia.
“Quisera Deus que o próximo Papa fosse igual a ele, com o mesmo coração dele, com os mesmos compromissos religiosos dele, com o mesmo compromisso com o combate à desigualdade que tem o Papa Francisco. Então, eu volto para o Brasil certo que nós cumprimos o nosso dever, como cristãos, como religiosos e como políticos, de vir no enterro de uma pessoa admirável como o Papa Francisco”
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República
“O Papa Francisco não era apenas um Papa, ele era uma emoção, ele era um coração, ele era um líder político, ele se preocupava não apenas com a espiritualidade das pessoas, mas se preocupava com a guerra da Ucrânia, se preocupava com a guerra de Gaza, se preocupava com a fome, se preocupava com as coisas que afligem o povo do mundo inteiro. Portanto, eu acho que a nossa vinda aqui é um agradecimento, um agradecimento a Deus, que permitiu que a gente pudesse acompanhar a partida de um dos homens que marcou história neste século XXI”, afirmou o presidente Lula em conversa com jornalistas após a homenagem ao Papa Francisco.
“Quisera Deus que o próximo Papa fosse igual a ele, com o mesmo coração dele, com os mesmos compromissos religiosos dele, com o mesmo compromisso com o combate à desigualdade que tem o Papa Francisco. Então, eu volto para o Brasil certo que nós cumprimos o nosso dever, como cristãos, como religiosos e como políticos, de vir no enterro de uma pessoa admirável como o Papa Francisco”, disse Lula, que, na sexta-feira, dia 25, havia comparecido ao velório do Santo Padre na Basílica de São Pedro.
Luto Oficial e Homenagens
LUTO – Assim que soube da morte do Papa Francisco, na última segunda-feira, dia 21, o presidente Lula decretou Luto Oficial de sete dias no Brasil e expressou seus sentimentos. “A humanidade perde uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”.