Numa ação conjunta entre Polícia Judiciária (PJ), Marinha Portuguesa, Força Aérea Portuguesa e Guardia Civil espanhola, foi desmantelada uma rede internacional de tráfico de droga que operava por via marítima. A operação resultou na interceptação de um semi-submersível no Oceano Atlântico, a cerca de 500 milhas náuticas a sul dos Açores, que transportava 6,5 toneladas de cocaína com destino à Península Ibérica.
A Operação Nautilus contou ainda com a colaboração da Drug Enforcement Administration (EUA) e da National Crime Agency (Reino Unido), tendo sido desencadeada a partir de informações partilhadas no Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (MAOC-N), sediado em Lisboa. O caso está a ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).
A bordo da embarcação, foram detidos cinco tripulantes, entre eles três cidadãos brasileiros das cidades de Abaetetuba e Igarapé-Miri (Pará). A droga apreendida, com um valor estimado em milhões de euros, teria como destino final países da Europa.
A Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE) da PJ prossegue com a investigação, em estreita cooperação internacional, para desarticular toda a organização criminosa envolvida.