DO PARÁ AO ATLÂNTICO

Paraenses são presos pela Marinha de Portugal com 6,5 toneladas de cocaína

A operação resultou na interceptação de um semi-submersível no Oceano Atlântico, a cerca de 500 milhas náuticas a sul dos Açores.

Paraenses são presos pela Marinha de Portugal com 6,5 toneladas de cocaína Paraenses são presos pela Marinha de Portugal com 6,5 toneladas de cocaína Paraenses são presos pela Marinha de Portugal com 6,5 toneladas de cocaína Paraenses são presos pela Marinha de Portugal com 6,5 toneladas de cocaína

Numa ação conjunta entre Polícia Judiciária (PJ)Marinha PortuguesaForça Aérea Portuguesa e Guardia Civil espanhola, foi desmantelada uma rede internacional de tráfico de droga que operava por via marítima. A operação resultou na interceptação de um semi-submersível no Oceano Atlântico, a cerca de 500 milhas náuticas a sul dos Açores, que transportava 6,5 toneladas de cocaína com destino à Península Ibérica.

Operação Nautilus contou ainda com a colaboração da Drug Enforcement Administration (EUA) e da National Crime Agency (Reino Unido), tendo sido desencadeada a partir de informações partilhadas no Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (MAOC-N), sediado em Lisboa. O caso está a ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

A bordo da embarcação, foram detidos cinco tripulantes, entre eles três cidadãos brasileiros das cidades de Abaetetuba e Igarapé-Miri (Pará). A droga apreendida, com um valor estimado em milhões de euros, teria como destino final países da Europa.

Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE) da PJ prossegue com a investigação, em estreita cooperação internacional, para desarticular toda a organização criminosa envolvida.