
Durante a Audiência Geral desta quarta-feira, 20 de agosto, o Papa Leão XIV fez um apelo comovente aos fiéis do mundo inteiro, em preparação para a celebração litúrgica de Maria Rainha, comemorada na próxima sexta-feira, 22 de agosto.
“Maria é Mãe dos que creem aqui na terra e é invocada como Rainha da Paz, enquanto nossa humanidade continua marcada por guerras e sofrimentos na Terra Santa, na Ucrânia e em tantas outras regiões do mundo”, afirmou o Pontífice.
O Papa convidou todos os católicos a viverem o dia 22 em jejum e oração, suplicando ao Senhor pela paz, pela justiça e pelo consolo das vítimas dos conflitos armados.
“Maria, Rainha da Paz, interceda para que os povos reencontrem o caminho da paz.”
🕊️ Catequese sobre o perdão: “Sem perdão, nunca haverá paz”
Ainda durante a audiência, Leão XIV dedicou sua catequese ao tema do perdão como caminho de paz, destacando que “perdoar não é negar o mal, mas vencê-lo com o amor”.
“Sem perdão, nunca haverá paz!”, declarou o Papa, apontando o perdão como base essencial para a convivência fraterna entre os povos e também no cotidiano das pessoas.
Ao saudar os fiéis de língua portuguesa, o Papa deixou uma mensagem especial:
“Que a Virgem Maria os acompanhe e lhes inspire gestos de reconciliação e paz onde quer que estejam.”
Aos peregrinos poloneses, especialmente os vindos do Santuário de Nossa Senhora de Jasna Góra, o Papa pediu orações por uma paz “desarmada e desarmante”, especialmente na Ucrânia e no Oriente Médio.